Com o presidente da Argentina, Jabier Millei , , como anfitrião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva , participa nesta quinta-feira (3), em Buenos Aires, da reunião de cúpula do Mercosul . Ao final do encontro, Lula recebe de Milei o comando do bloco, pelos próximos seis meses.
Esta é a primeira viagem de Lula à Argentina desde a posse de Milei, em dezembro de 2023. Apesar das relações diplomáticas de proximidade entre os países, os dois presidentes ainda não tiveram uma reunião reservada de trabalho e costumam trocar críticas.
Em seu discurso, Milei criticou a burocracia do Mercosul e disse que o bloco impõe restrições aos países do bloco, que estão submetidos a uma "cortina de ferro". Para ele, as ações conjuntas acabaram por prejudicar a maior parte dos cidadãos.
Atualmente, há divergência entre os países sobre a possibilidade de firmarem acordos comerciais fora do Mercosul. O ex-presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, desejava fazer um acordo separado com a China. Ele foi sucedido neste ano por Yamandú Orsi.