A partir do ano que vem, o município de Barreiras será o segundo no Estado da Bahia a modernizar sua iluminação pública aderindo ao sistema de LED. A empresa vencedora do leilão promovido pela Prefeitura de Barreiras na última sexta-feira (11/11) na Bolsa de Valores de São Paulo, foi o Grupo Serrana, de Santa Catarina, por meio do Consórcio Smart Lux, formado pelas empresas Serrana Engenharia, Smart Lux e Tradetek.
Com investimentos do setor privado, na ordem de 56 milhões de reais, o Consórcio Smart Lux venceu o certame para a parceria público-privada (PPP) com a oferta de contraprestação mensal máxima superior a 288 mil reais o que representa um deságio de 51,71% em relação ao máximo previsto em edital. O prazo da concessão é de 13 anos.
O projeto foi estruturado pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias (FEP), coordenado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME) e executado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A proposta prevê a modernização de mais de 20 mil pontos de iluminação pública, a partir da prestação de serviços que incluem instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.
Mais de 158 mil habitantes serão beneficiados, já que as melhorias vão garantir a redução no consumo de energia em mais de 60% até o fim do projeto, proporcionando espaços urbanos melhor iluminados, aumento da segurança viária, além de contribuir para o aumento da sensação de segurança e a redução da criminalidade.