As expectativas do varejo são altas para os próximos meses. Afinal, temos à frente a Black Friday e Copa do Mundo, datas sazonais importantes para o setor, e que tratam-se de oportunidades estratégicas para abordar e atrair consumidores, fazendo uso do senso de urgência e apelos emocionais.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um faturamento de R$ 91,5 bilhões em vendas. Lembrando que, caso este valor se cumpra, 2022 deve terminar com R$ 165 bilhões em faturamento para o setor, o que ultrapassa os R$ 150,8 bilhões registrados pela instituição em 2021.
Estes períodos são aguardados ansiosamente por varejistas e consumidores, por isso os empresários devem desenvolver ações e campanhas estratégicas para vender mais e encerrar o ano com chave de ouro. Confira abaixo algumas dicas simples que auxiliarão na preparação para ambos:
Invista na experiência do cliente - O novo consumidor visa uma experiência de compra satisfatória e memorável. As marcas que investirem em canais omnichannel, pós-venda e live commerces, estarão à frente da concorrência e terão mais chances de fidelizá-lo nestas datas sazonais. Para Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce, a digitalização do varejo, aliada à disputa pela entrega mais rápida e mais barata, farão toda a diferença neste período. “O atual consumidor está mais independente, conectado e exigente, além de promotor da marca, sobretudo, nas redes sociais. Eles querem achar facilmente o produto que precisam, por um preço melhor que a concorrência, além de uma logística eficiente e diversas opções de pagamento”, complementa o COO.
Pensando nisso, a Track.co, startup brasileira especialista em gestão da Experiência do Cliente, lançou o “Guia Definitivo da Experiência do Cliente na Black Friday”, um manual para auxiliar os empreendedores brasileiros do setor varejista a se prepararem para vender ainda mais. Ele aborda os conceitos da jornada de compra, como mapeá-la e, principalmente, os diferenciais da experiência do consumidor entre o ambiente físico e o digital. Para Tomás Duarte, CEO e cofundador da Track.co, o mapeamento da jornada é um guia para que as empresas não caminhem no escuro.
Além desses pontos mencionados, é muito importante se atentar aos canais de venda utilizados para oferecer seus produtos e serviços, uma vez que as pessoas estão cada vez mais imediatistas e prezam por um bom atendimento. “Ter apenas um ponto de contato não é suficiente, pois esse meio de comunicação muda de forma constante e as marcas devem estar atentas onde o seu público-alvo está, seja nas redes sociais, WhatsApp, Linkedin, messenger, entre outros. Portanto, as empresas têm que ser flexíveis nesse momento”, afirma Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm.
Se atente às tendências de comportamento - Um dos principais pontos para conseguir aproveitar as datas e de fato alavancar as vendas é estar por dentro das tendências e entender o comportamento do consumidor. “Depois da pandemia, a expectativa é sempre por uma experiência híbrida. Nesse sentido, algumas pesquisas sobre o assunto têm demonstrado que dois pontos mudam o jogo: economia e confiança. A loja física é válida se for para evitar o frete, por exemplo. Já a online exige reputação e diferenciação por preço, parcelamento, frete e devolução. O ponto é entender como proporcionar a melhor experiência omnichannel, lembrando que se você for um e-commerce, pode usar do poder do ecossistema para vender em lojas parceiras”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.
Invista em Cashback - O cashback oferece uma parte do dinheiro gasto no produto de volta para o cliente, que poderá recebê-lo em dinheiro, por meio de sua conta bancária, ou como crédito para compras futuras. "Por meio desse sistema, o varejo pode oferecer uma porcentagem do valor para todos os seus produtos ou limitar o benefício a apenas alguns. Desta maneira, há possibilidade de aumentar as vendas nessas datas”, comenta Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.
Mantenha uma boa gestão - De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), o comércio espera um crescimento de 12% das vendas no segundo semestre do ano. Com a chegada da Black Friday e Copa do Mundo, a atenção dos gestores fica 100% voltada às estratégias comerciais e de marketing, deixando a gestão interna dos processos e controle de gastos em segundo plano. “Em situações como essas, é preciso manter um esforço coletivo para que as vendas cresçam sem prejudicar a saúde financeira da loja e, centralizar os custos é um método mais eficiente. O uso de cartões empresariais é possível monitorar as despesas em tempo real, atribuí-las às filiais e centros de custos corretos, além de automatizar a prestação de contas e a contabilidade, assim os riscos de quebra de caixa negativa diminui de forma significativa", finaliza Thiago Campaz, CEO da VExpenses.