Conforme o diretor da Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, nesta segunda onda da transformação digital, o nível de complexidade está ficando cada vez maior. “À medida que a digitalização avança, o grau de dificuldade dos processos aumenta, porque tudo que é feito em papel está sendo digitalizado e, assim, muda toda a metodologia de trabalho. E, por isso, a capacitação é fundamental porque a solução da demanda virá da secretaria correspondente, se for de árvore será na Secretaria do Meio Ambiente, asfalto, na Secretaria de Obras e assim por diante”, observa.
O ouvidor, Fabrício Uilson Mocellin, explica que este treinamento realizado com a empresa System foi muito importante para orientar e aperfeiçoar os canais que recebem as demandas do município. “Muitas vezes os pedidos feitos na Ouvidoria deveriam ser realizados diretamente na Secretaria da Fazenda, por exemplo, ou vice-versa. Então, este treinamento serviu para mostrar a importância da orientação ao cidadão e do uso certo do sistema”, afirma.
A transformação digital também está ligada ao projeto Papel Zero, outra iniciativa da Prefeitura de Erechim que, nos últimos dois meses, conseguiu reduzir o uso de 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.