05/12/2022 às 20h45min - Atualizada em 05/12/2022 às 20h45min

Desempenho do comércio gaúcho deve fechar o ano com crescimento de pelo menos 3,6%

Dados foram apresentados pelo presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner

Play Press/ Marcelo Matusiak
Play Press/ Marcelo Matusiak

A boa notícia na avaliação do ano de 2022 é que as pesquisas mostram uma recuperação do setor de serviços e comércio, mas o impacto da estiagem sobre a atividade agropecuária deve limitar o crescimento do PIB gaúcho. Os números mostram um impacto bem significativo. O maior crescimento, conforme dados do IBGE e DEE-RS, foi no setor de serviços com 12,2%, seguido do comércio com 3,9% e indústria com alta de 1,7%. Já o agro registrou índice negativo de 57,5%.


O desempenho das vedas no Rio Grande do Sul mostrou recuperação mais lenta no início da crise, mas já supera os patamares pré-pandemia. No país como um todo o índice do volume de vendas ainda está ligeiramente abaixo do nível pré-pandemia.

A maior queda foi registrada no segmento de materiais para escritório (-28,5), seguida de materiais de construção (-13%), móveis e eletrodomésticos (-6,9%) e veículos, motocicletas e peças (-2,3%).


 

A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra um dado curioso em relação ao Natal. Quase 60% das pessoas pretendem se presentear no Natal. Ou seja, além de comprar presentes para os familiares e amigos, há uma intenção de compra para si próprio.

O tíquete médio de compras de presentes de Natal deve ser de R$ 131,96 o que deve movimentar cerca de R$ 66,6 bilhões segundo estimativa da CNDL / SPC Brasil.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp