09/12/2022 às 18h50min - Atualizada em 11/12/2022 às 08h01min
Comércio deve movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia neste fim de ano
Levantamento mostra que 74,1% dos consumidores pretendem comprar presentes de Natal
SALA DA NOTÍCIA Nymue de Medeiros Vasconcelos
freepik Depois da Black Friday e da Copa do Mundo, as festas de final de ano são as grandes apostas do comércio para aumentar as vendas. No Rio de Janeiro, os cariocas devem movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia, segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Levantamento divulgado pela entidade revela que 74,1% dos consumidores que moram no Rio pretendem comprar presentes de Natal, estimando que o valor médio gasto nessa época do ano seja de R$ 392 por pessoa. A pesquisa mostrou que os itens de maior preferência foram itens de vestuário, calçados e acessórios (52,5%), além de brinquedos (34,8%) e "lembrancinhas" (16,3%). “Verificamos que as vendas na ocasião da Black Friday não afetaram a expectativa de compra dos consumidores para o Natal, o que reforça esse bom momento da economia respaldado, principalmente, pela evolução do emprego formal", analisa o diretor do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio de Janeiro (IFec RJ), João Gomes, em entrevista para o jornal Extra. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, o cartão, tanto de débito quanto de crédito, continua sendo uma das principais formas de pagamento, sobretudo entre as pessoas de faixa etária mais velha, perdendo apenas para o PIX. Nesse sentido, o cartão de benefício consignado se apresenta como mais uma alternativa. O Credcesta, por exemplo, que atende aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, deverá aumentar as vendas em 10% neste Natal. “O uso dessa modalidade vem aumentando por conta de facilidades como a pré-aprovação, a não cobrança de taxas de anuidade ou mensalidade, e porque é aceito em milhares de estabelecimentos físicos e online no Brasil e no exterior”, afirma Fernando Mascarenhas, diretor comercial do Banco Master. Para Priscilla Levinsohn, especialista em marketing, os lojistas devem buscar formas de oferecer preços diferenciados e ações corretas para atrair os consumidores, impulsionar assim as vendas. “Este período é o mais importante para o comércio, por isso investimos em campanha nas mídias física e online para chamar a atenção das pessoas”, conclui ela.