Identificar as necessidades e a prioridade do cliente são alguns dos principais feitos de um representante comercial, mesmo antes da profissão ter esse nome. Afinal, trata-se de uma das atividades mais antigas do mundo! Desde o início das civilizações, os vendedores já comercializavam sua cultura, costumes e bens. Isso foi responsável pelo início do comércio, circulação de mercadorias e o que podemos chamar de início da grande globalização que temos hoje.
Neste dia 9 de dezembro comemoramos o aniversário de 57 anos da profissão. Do início, com a imagem dos conhecidos mascates até hoje, muita coisa mudou. O Representante Comercial atualmente trabalha de forma estratégica em praticamente todos os setores - na agricultura, na indústria, no comércio, nos serviços - promovendo a circulação de mercadorias em todos os cantos do país! E ter a profissão regulamentada atesta a relevância desse trabalho para a sociedade e para a economia.
Os Representantes Comerciais continuam a ser agentes da ética e credibilidade pois têm como missão promover a intermediação de produtos de qualidade e criar oportunidades de negócios. Nesta data, sinto como se fosse o primeiro dia de trabalho, cheio de esperança e muita fé. Acredito que dias melhores virão.
E repetindo a vocação de conectar pessoas e culturas por meio do comércio, os Representantes Comerciais seguem impulsionando países, proporcionando soluções e garantindo o desenvolvimento econômico e social onde quer que atuem.
por Celso Luis de Andrade - Representante Comercial e Diretor Secretário Core-PR