27/02/2023 às 19h03min - Atualizada em 27/02/2023 às 19h03min

Hospital de Caridade de Erechim utiliza roupas lúdicas para tranquilizar crianças em cirurgias

Equipe do Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade implementou uma estratégia para tranquilizar as crianças: o uso de roupas lúdicas com estampas de personagens infantis.

Hospital de Caridade
Hospital de Caridade
A ansiedade antes de uma cirurgia é comum e compreensível, especialmente para aquelas pessoas que nunca tiveram experiências anteriores com procedimentos cirúrgicos ou internações. Para as crianças o ambiente hospitalar pode ser ainda mais intimidador e os sentimentos de medo e ansiedade mais intensos, já que, na maioria das vezes, elas têm dificuldade em expressar suas preocupações.
Foi pensando em tornar o ambiente mais acolhedor e humanizado e o evento cirúrgico menos traumático, que a equipe do Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Erechim implementou uma estratégia para tranquilizar as crianças: o uso de roupas lúdicas com estampas de personagens infantis. Toda a equipe, incluindo o acompanhante da criança, veste as roupas, criando uma atmosfera mais amigável para os pequenos pacientes.

Além das roupas, as crianças são recepcionadas com brincadeiras, bolhas de sabão e brinquedos, fazendo com que se sintam mais confortáveis e distraídas desde antes do procedimento, até a sala de recuperação pós cirúrgica. A abordagem tem se mostrado muito eficaz, tornando a experiência menos traumática para elas e suas famílias.

Segundo a Enfermeira Coordenadora do Serviço de Cirurgias, Magda Rampazzo, a ideia surgiu após observar que as crianças ficavam ansiosas e agitadas antes dos procedimentos. "Percebemos que, ao usar roupas lúdicas e trazer um pouco de diversão e brincadeiras desde o momento do acolhimento, conseguimos tornar o momento mais agradável e sereno, além de tranquilizarmos a família, que fica mais confiante e segura no processo", explica Magda.

Com essa iniciativa, o Hospital de Caridade de Erechim reforça seu compromisso em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para seus pacientes. “Além disso, a humanização hospitalar é lei no Brasil e, ao adotar condutas humanizadas, estamos cumprindo nosso dever ético e moral de oferecer cuidados de saúde de qualidade para todas as pessoas”, reforça a Psicóloga.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp