O ex-ministro Eliseu Padilha, 77 anos, está internado em estado grave para tratar um câncer descoberto há um mês, segundo comunicado divulgado pela família na noite de sexta-feira (10). Ele está internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Em julho 2019, o emedebista passou por procedimento cirúrgico depois de passar por uma hemorragia cerebral superficial –1 tipo mais brando de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Padilha chefiou a Casa Civil durante o governo de Michel Temer. Em 2017, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal como um dos membros do chamado “quadrilhão do MDB”.
Na última quinta-feira (9), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a decisão que absolveu, em 2021, o ex-presidente Temer, Padilha e outros políticos acusados do crime de organização criminosa.
Atualmente, Padilha é vice-presidente de Relações Institucionais da Fundação Ulysses Guimarães.
Trajetória
Natural de Canela, na Serra Gaúcha, Padilha foi prefeito de Tramandaí – no Litoral Norte do Estado – entre e 1989 e 1993. Atuou como deputado federal de maneira ininterrupta entre 1995 e 2011.
Durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Padilha foi ministro dos Transportes entre 1997 e 2001.
No governo de Dilma Rousseff (PT), o gaúcho atuou como ministro da Secretaria de Aviação Civil entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2015.
No mandato de Michel Temer (MDB), o político foi ministro da Casa Civil entre maio de 2016 e 1º de janeiro de 2019.