Sem um consenso para formar uma federação partidária, PP e União Brasil negociam formar um bloco partidário que supere o PL na Câmara dos Deputados.
Conforme interlocutores do governo federal, a iniciativa tem respaldo no Palácio do Planalto, que tenta atrair para a base governista parlamentares do PP, partido que apoiou a tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no ano passado.
O bloco parlamentar reuniria 108 deputados federais. Atualmente, o PL, maior bancada da Câmara dos Deputados, detém 99 congressistas. Pelos cálculos do governo federal, seria possível que dos 108, em torno de 90 votassem a favor de pautas governistas.
Para a viagem à China, na semana que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou três integrantes do PP, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que não definiu ainda se acompanhará o petista.
A federação partidária entre PP e União Brasil não avançou devido a desacordos no comando de diretórios regionais em estados como Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Bahia.