30/04/2023 às 22h12min - Atualizada em 01/05/2023 às 06h02min

Após invasões do MST, ministro diz que Lula vai anunciar plano emergencial para reforma agrária

Após invasões do MST, ministro diz que Lula vai anunciar plano emergencial para reforma agrária - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/apos-invasoes-do-mst-ministro-diz-que-lula-vai-anunciar-plano-emergencial-para-reforma-agraria/

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar em breve um “plano emergencial” para a reforma agrária. O anúncio foi feito durante evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em São Paulo.

“Esse diálogo, agora, o próximo passo dele será nossa presença na feira da reforma agrária, no mês de maio. E o presidente Lula deve anunciar o lançamento de um plano emergencial de reforma agrária no Brasil”, afirmou o ministro.

Ainda segundo Teixeira, o plano está praticamente pronto e deverá ser anunciado por Lula em maio. “Será maior do que foram os planos dos primeiros anos dos governos Lula”, disse, em referência aos mandatos anteriores do presidente, entre 2003 e 2010.

O ministro também rebateu as declarações do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que na última quinta-feira comparou as recentes invasões do MST aos ataques golpistas de 8 de janeiro.

“Não vejo nenhuma relação das ocupações do MST com 8 de janeiro; 8 de janeiro foi um ataque à democracia, uma destruição do patrimônio público, não há correlação entre ambas”, afirmou.

Na quinta-feira, o ministro Fávaro fez críticas à invasão de terras produtivas e comparou o movimento às manifestações golpistas contra as sedes dos Três Poderes. “Eu comparo, e já disse isso com muita tranquilidade, ao ato repugnante da invasão do Congresso Nacional”, disse.

CPI do MST

No último dia 26, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma CPI do MST, que virou alvo de preocupação do governo e de parlamentares petistas. A criação da comissão foi proposta pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). Para ele, houve aumento das ocupações desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O temor de desgaste que a comissão pode trazer cresceu com a possibilidade de que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) seja indicado relator. As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

Paralelamente, o MST também têm se articulado para tentar impedir o funcionamento da comissão.

“Os crimes de trabalho escravo, de agrotóxico que ninguém fala, de desmatamento. A CPI é para desviar o assunto, porque o que deveria ter uma CPI no Brasil é para saber quem desmatou, quem invade terra indígena, área quilombola. Eles também querem enquadrar o governo. Muito mais do ponto de vista da luta política contra o governo do que contra nós”, declarou João Pedro Stédile, um dos líderes do MST.



Fonte: https://www.osul.com.br/apos-invasoes-do-mst-ministro-diz-que-lula-vai-anunciar-plano-emergencial-para-reforma-agraria/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp