30/05/2023 às 22h18min - Atualizada em 31/05/2023 às 06h05min

Veja quais são os sete processos abertos pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Veja quais são os sete processos abertos pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/veja-quais-sao-os-sete-processos-abertos-pelo-conselho-de-etica-da-camara-dos-deputados/

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados oficializou, nessa terça-feira (30), a abertura dos sete primeiros processos contra parlamentares da atual legislatura. Os casos vão desde acusações de transfobia e xingamentos até suspeitas de ameaça entre os integrantes da Casa.

Um dos primeiros casos analisados é o de Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar usou uma peruca e fez um discurso transfóbico na tribuna da Câmara no dia das mulheres. A representação foi aberta pelos partidos PSOL, PDT, PSB, PCdoB e PT, que pedem que o deputado perca o mandato por quebra de decoro parlamentar.

Outro caso envolvendo governistas versus bolsonaristas é o do PSB contra Carla Zambelli (PL-SP). A deputada é acusada pela legenda de ter xingado Duarte Júnior, parlamentar do Maranhão, durante uma sessão que tinha a presença de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública. Assim como no caso de Nikolas, a legenda pede que Zambelli perca o mandato.

Já a legenda bolsonarista acusa um parlamentar do PCdoB de importunação sexual e violência política de gênero. O caso ocorreu na Comissão de Segurança Pública quando Márcio Jerry (PCdoB-MA) se aproximou de Júlia Zanatta (PL-SC) para cochichar no ouvido da deputada. A ação foi lida como um episódio de assédio e, segundo o pedido PL, seria uma quebra de decoro parlamentar que pode justificar a perda do mandato.

Com pedidos de “sanções cabíveis”, há outros quatro casos autorizados a tramitar. O primeiro apura a discussão entre o deputado Marcon (PT-RS) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Na ocasião, o filho do ex-presidente partiu para cima do petista após este comentar sobre a facada em Jair. Os dois foram separados, mas o PT pede que a ameaça do bolsonarista seja punida.

O partido do atual presidente também foi ao Conselho de Ética pedindo “sanções cabíveis” contra José Medeiros (PL-MT). Segundo a legenda, o bolsonarista teria agredido Miguel Ângelo (PT-MG) após este tentar apaziguar uma discussão entre Medeiros e Gleisi Hoffmann (PT-PR). De acordo com o PT, Medeiros deu uma cotovelada e um pisão no pé de Ângelo.

Há, ainda, duas ações contra governistas autorizadas pelo Conselho de Ética que também pedem “sanção cabível”. A primeira é contra Juliana Cardoso (PT-SP). O caso foi um pedido do PP, de Arthur Lira, que diz que a deputada quebrou o decoro parlamentar ao gritar “barbárie” e chamar os colegas que votaram no PL do marco temporal de “assassinos”.

O outro caso é contra Talíria Petrone (PSOL-RJ) após a parlamentar elencar os processos contra Ricardo Salles (PL-SP) em uma reunião da CPI do MST. O deputado preside a comissão, mas já esteve envolvido em investigações por crimes ambientais. A citação aos processos, segundo o PL, seria uma quebra de decoro.

 



Fonte: https://www.osul.com.br/veja-quais-sao-os-sete-processos-abertos-pelo-conselho-de-etica-da-camara-dos-deputados/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp