As Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Erechim, receberam nesse ano letivo de 2023, materiais didáticos e livros literários ampliados como parte do Sistema de Ensino SIM-FTD, para as crianças/estudantes com deficiência/autistas/baixa visão. Neste projeto foram beneficiadas 38 estudantes com quatro volumes de apostilas e quatro livros literários, todos ampliados.
No passado, a Secretaria Municipal de Educação investiu também na aquisição de uma impressora em braille. Este ano, o Sistema SIM-FTD disponibilizou para impressão um material didático e literário em Arquivo Digital, para um estudante cego do segundo ano.
Segundo a coordenadora do Setor de Educação Inclusiva, Andreia Ceron, estes materiais e recursos, incorporado ao Sistema de Ensino, tem o intuito de facilitar e potencializar o aprendizado dos estudantes, incluindo-os no dia a dia da sala de aula e com seus pares. “O uso do material ampliado na sala de aula é de fundamental importância para facilitar a aprendizagem destes estudantes que possuem baixa visão”, comenta a coordenadora.