As grandes hortas têm muito mais sucesso quando a comunidade está envolvida e motivada. Envolver as pessoas desde o início no planejamento e discussão do jardim é uma excelente ideia. Isso criará comprometimento, distribuirá a carga de trabalho, ajudará a evitar erros e estimulará o interesse pelas atividades da escola ou da comunidade.
Pais e voluntários podem ajudar com o trabalho do jardim. Os pais podem ajudar nas tarefas de jardinagem e nos trabalhos de casa das crianças. Eles podem visitar o jardim e participar de palestras, demonstrações, feiras de alimentos e comemorações.
Além disso, parceiros locais, voluntários da empresa e comunidades locais podem se envolver e fornecer seu tempo, consultoria/colaboração especializada, ajuda, suprimentos, equipamentos, etc.
Tudo o que uma horta orgânica precisa é de um pouco de solo: não precisa ser grande. Neste guia, recomendamos o uso de caixas de cultivo ou vasos de plantas. Você pode começar com apenas quatro alfaces em um vaso de plantas ou alguns tomateiros folhosos em uma grande caixa de janela, mas a experiência é sempre mágica e satisfatória.
Cada planta, cada ser vivo, abre uma porta para um mundo de descoberta e aprendizado. Tudo o que temos a fazer é observar e nos preocupar com o que estamos fazendo.
Obs.: Essas ferramentas são mais bem usadas por adultos. Se as crianças precisarem usá-los, assegure a supervisão de um adulto em todos os momentos!
A melhor maneira de cultivar plantas saudáveis é manter suas próprias sementes ou comprá-las em lojas orgânicas certificadas.
O solo é o ponto de partida para cada cadeia alimentar e a principal prioridade para os jardineiros orgânicos. Um bom solo é essencial se você quiser plantas que: