Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (18), a inauguração da primeira fase das obras de ampliação da emergência do Hospital Dom João Becker, em Gravataí. As obras contaram com um investimento do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), no valor R$ 4,2 milhões, que contemplam a adequação da alimentação da subestação de energia do hospital.
Com o término da fase 1, foi possível a abertura de 20 novos leitos de observação, que já podem começar a receber pacientes. Ao final das três fases de obra, a estrutura passará dos atuais 405 para 1.330 metros quadrados de área exclusiva para pronto atendimento.
No número de leitos de observação, a ampliação será de oito para 35, entre adultos e pediátricos. Além disso, subirá de seis para 13 a quantidade de poltronas de aplicação de medicamentos.
As fases 2 e 3 vão ser a reforma da emergência anterior, e as obras irão ocorrer ao longo de 2024. Ao final toda a estrutura será interligada, formando um moderno espaço destinado ao atendimento de urgências e emergências.
Sobre o hospital
Em seus 13 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Dom João Becker possui 173 leitos de internação e 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Única unidade hospitalar no município, o hospital oferece atendimentos nos setores de urgência, emergência, internação, UTI, centro obstétrico, laboratório de análises clínicas, centro de especialidades médicas, fisioterapia e diagnóstico por imagem.
Desde 1º de agosto de 2018, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre se tornou a nova mantenedora e administradora do hospital.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul