O Ministério da Gestão e da Inovação, responsável por aplicar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que deve ocorrer no próximo domingo (5) em 228 cidades do Brasil, se manifestou através do X (antigo Twitter) sobre a aplicação das avaliações no Rio Grande do Sul.
Na postagem, a pasta afirma que “a organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais. Qualquer alteração logística necessária nas cidades atingidas por chuvas será anunciada pelo Ministério da Gestão”.
Em resposta enviada à reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério completou que “A equipe do Ministério está reunida hoje o dia todo analisando a situação e estudando possibilidades”.
A organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais.
Qualquer alteração logística necessária nas cidades atingidas por chuvas será anunciada pelo Ministério da Gestão.
— Ministério da Gestão e da Inovação (@gestaogovbr) May 1, 2024
Nas redes sociais, o comunicado foi publicado depois que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou durante coletiva no fim da tarde de terça-feira (1) que pediria ao governo federal soluções para que os gaúchos não fossem prejudicados na prova.
“Esse concurso ficou completamente inviabilizado para os próximos dias, neste final de semana, para a população gaúcha. Nós vamos solicitar que seja encaminhado algum tipo de solução para o Concurso Nacional Unificado. Não tenho condições de avaliar qual, neste momento. O que tenho é a confiança de que haverá de ser dado algum tipo de solução pelo governo federal, para não punir a população gaúcha, que pretendia participar do concurso, e que vai ter restrições neste momento, por conta das condições climáticas que romperam estradas e afetaram famílias”, disse durante a coletiva.
A deputada federal gaúcha Franciane Bayer (Republicamos) enviou um ofício na manhã desta quinta-feira (2) ao Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos solicitando o adiamento do Exame Nacional Unificado agendado para o próximo domingo (5).
“Precisamos de união nesse momento, pelo bem do povo gaúcho. É uma realidade que, acima de tudo, envolve vidas. Vamos nos mobilizar para agir com tudo o que estiver ao nosso alcance”, afirmou a deputada.
A bancada gaúcha da Câmara dos Deputados deve se reunir nesta sexta-feira (3) para debater alternativas que minimizem as perdas e auxiliem os municípios e as famílias atingidas.
No Rio Grande do Sul, são cerca de 80 mil inscritos para o “Enem dos Concursos”, como é chamada a prova. No Estado, as aplicações da prova estão programadas para acontecer em 10 cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo ngelo e Uruguaiana.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.