O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi preso pela Polícia Federal, no início da noite desta quinta (21), para cumprimento de pena de nove anos de prisão no Brasil por condenação pela participação em um estupro coletivo na Itália. Ele passará por audiência de custódia na Justiça Federal de Santos, no litoral de São Paulo.
O ex-jogador foi detido nesta quinta-feira (21) após a Justiça Federal de Santos cumprir ordem do Superior Tribunal de Justiça. Em nota, a Polícia Federal confirmou a prisão.
“A Polícia Federal na noite desta quinta-feira, 21/3 cumpriu mandado de prisão, emitido pela 5ª vara Federal de Santos, em desfavor de Robson de Souza. O preso passará por exame no IML, por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional”.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta (20), por 9 a 2, que Robson de Souza, nome do ex-jogador de futebol Robinho, deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo pelo qual foi condenado na Itália.
Os ministros do STJ não examinaram as provas e o mérito da decisão da Justiça italiana, mas julgaram se foram preenchidos todos os requisitos legais para que a pena de prisão seja cumprida no Brasil, conforme requerido pela Justiça italiana.
Robinho foi condenado no país europeu em 2017 pelo crime, ocorrido em 2013, na boate Sio Cafe, em Milão. A vítima era uma jovem albanesa. Outros cinco brasileiros foram denunciados por participação no caso, mas apenas Robinho e Ricardo Falco foram levados a julgamento na Itália.
Em 2022 a corte italiana julgou a última instância e chegou ao veredito final da condenação por nove anos. Por ser cidadão brasileiro, o ex-jogador não foi extraditado.
* Com informações do Jornal da Band
A notícia Robinho é preso em Santos para cumprir pena no Brasil foi publicada no Portal Leouve.