Nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025, dia em que Erechim celebra 107 anos de emancipação política, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde entregou à comunidade um marco histórico para a saúde pública: a habilitação e inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). O novo serviço integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município e passa a funcionar oficialmente no mesmo dia, consolidando-se como espaço estratégico e sensível para o cuidado das infâncias e adolescências em sofrimento psíquico.
O CAPSi tem como missão ordenar as crescentes demandas ligadas ao neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento, bem como os sofrimentos psíquicos severos, com ênfase na atenção psicossocial, na convivência comunitária e na construção coletiva do cuidado. Mais do que tratar sintomas, o novo serviço nasce para pensar as infâncias para além dos diagnósticos, acolhendo singularidades, respeitando os tempos subjetivos e fortalecendo os vínculos familiares e sociais.
“Erechim segue fazendo história. O CAPSi é mais do que um equipamento público — é um território de cuidado, de dignidade e de futuro. Estamos investindo na saúde mental de forma corajosa, comprometida e com o olhar voltado para as nossas crianças, para que cresçam livres, cuidadas e respeitadas em sua singularidade”, destacou o prefeito Paulo Polis.