O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. A URI, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM Erechim), alia-se a esta ação de extrema relevância social, com a Campanha do Banco Vermelho.
A Campanha é uma iniciativa que visa combater a violência contra a mulher e o feminicídio, utilizando bancos vermelhos instalados em espaços públicos como um símbolo e um ponto de conscientização.
A instalação dos bancos vermelhos em locais públicos quer chamar a atenção para essa realidade e são acompanhados de informações sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia. A campanha também promove capacitações e premia projetos relacionados à conscientização e enfrentamento da violência.
Na URI, o banco vermelho está localizado em frente à Universidade, justamente para chamar a atenção de todos os que passam pelo local. Um QR Code permite com que as pessoas possam acessar informações a respeito da iniciativa, que teve lei aprovada pelo Senado que inclui a campanha nas ações de combate à violência contra a mulher. As pessoas que desejam buscar ajuda em casos de violência podem discar 180, para denunciar violência contra a mulher, ou diretamente para a Polícia Militar, pelo número 190.