A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta sexta-feira (05/09), duas visitas técnicas em Passo Fundo. A equipe vai conhecer a estutura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher.
A realização das visitas faz parte da incursão da Comissão a diversas cidades do interior do estado para conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher. Até agora, a Comissão já esteve em Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre.
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres