RS recebe primeiro lote de fomepizol para tratar intoxicações por metanol
Estado recebeu 80 ampolas do antídoto raro em ação emergencial do Ministério da Saúde; medicamento é essencial no combate a casos graves causados por bebidas adulteradas.
12/10/2025 14h12 - Atualizado há 11 horas
Guga Stefanello/Ascom SES
O Rio Grande do Sul recebeu na sexta-feira (10) o primeiro lote do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol, comum em bebidas alcoólicas adulteradas. Foram entregues 80 ampolas ao Estado, como parte de uma ação emergencial do Ministério da Saúde, que está distribuindo 1.500 ampolas a 11 estados com casos suspeitos ou confirmados. No RS, o medicamento ficará armazenado no Centro de Informação Toxicológica (CIT), que dará suporte aos profissionais de saúde e poderá enviar o antídoto rapidamente conforme a gravidade dos casos.
O fomepizol, medicamento raro e de alto custo, é utilizado em casos graves de intoxicação por metanol. Sua chegada ao Brasil foi viabilizada por negociação internacional com apoio da Opas e autorização da Anvisa. Além do etanol farmacêutico já disponível no SUS, a incorporação do fomepizol amplia a capacidade de resposta do sistema público de saúde em emergências relacionadas a intoxicações.
FONTE: Ascom SES