11/05/2022 às 11h21min - Atualizada em 15/05/2022 às 00h01min

Alerta: os vermes podem ser fatais para seus pets. É preciso ficar atento

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

Por Jaime Dias, médico veterinário com residência em doenças infecciosas pela Unesp-Botucatu e gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

 

As verminoses não representam somente problema para a saúde das pessoas. Nossos cães e gatos também são acometidos por esse problema, cujos sintomas afetam sensivelmente o bem-estar e a qualidade de vida, podendo em alguns casos, até ser fatal. O tratamento e a prevenção – ações simples –, ainda são consideradas o melhor remédio para evitar que os parasitas e os problemas casados por eles prejudiquem os animais que tanto amamos. Importante destacarmos que estes parasitos também são responsáveis por zoonoses, o que ocorre quando eles acometem os seres humanos causando lesões importantes.

 

Os cães e gatos estão sempre em contato com o chão, a terra e a natureza de forma geral, e seus hábitos fazem com que eles sejam bastante suscetíveis aos vermes – a transmissão pode ocorrer em simples passeios, viagens, no contato com outros animais ou até mesmo no quintal de casa. Por isso, mesmo em ambientes corretamente higienizados, nem sempre é possível impedir que os pets tenham contato direto com esses parasitas.

 

Alguns sinais são motivo de alerta para os tutores: mudança de comportamento sem motivo aparente, cansaço excessivo, perda de peso (mesmo com ingestão normal ou maior de alimentos), fraqueza, pelos arrepiados e sem brilho, aumento de volume na região do abdômen e excesso de secreção nos olhos, além de vômitos e diarreia, que podem ser acompanhados de sangue. O cão pode, ainda, esfregar a parte posterior do corpo no chão, para tentar coçá-la.

 

Em caso de suspeita, o tutor deve levar o pet ao médico veterinário imediatamente. Somente esse profissional é capaz de examinar, diagnosticar corretamente o problema e indicar o melhor tratamento para os animais.  Algumas das verminoses mais identificadas nos consultórios são a ancilostomíase provocada pelo "verme do chicote", causador do “bicho geográfico” nos seres humanos, a toxocaríase – que quando acomete crianças pode causar cegueira – e a tênia, popularmente conhecida como "solitária", além da dipilidiose, que é transmitida aos pets através das pulgas.

 

Vermífugos, como Ciurex Fagra, da Vetoquinol Saúde Animal, têm demonstrado eficácia no combate a esses parasitas intestinais. O vermífugo pode ser oferecido ao animal diretamente na boca ou misturado à ração ou a pedaços de carne. Altamente seguro, não requer jejum prévio ou dieta especial, sendo um método de tratamento e prevenção recomentado a adultos e filhotes, podendo já ser oferecido na quarta semana de vida para os cães e na sexta para os gatos.

 

Para evitar que o animal sofra, a vermifugação é o caminho certo. Afinal, queremos o melhor para todos os membros da família, certo?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp