25/04/2023 às 15h43min - Atualizada em 26/04/2023 às 00h01min

Portugal emprega brasileiros em restaurantes e demanda por mais profissionais de TI

Filho do ator Marcello Antony trabalha como auxiliar de cozinha no país. Áreas de turismo, construção civil e mercado digital tem muitas vagas de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Comunicação Conectada
Reprodução Marcello Antony/Freepick

Portugal é um país do exterior que recebe milhares de brasileiros para trabalhar. Em 2020, chegaram 73.547 brasileiros que foram empregados no país, sendo eles a maioria entre a população estrangeira residente no território. Nesse total, incluem apenas os trabalhadores que foram contratados por empresas. O dado foi divulgado pelo relatório de Integração dos Imigrantes do Observatório das Migrações.

No país lusitano, há uma certa escassez de mão de obra e tem áreas que possuem mais demanda de trabalho. Logo, mais oportunidades de emprego. Em Portugal, é possível encontrar muitos brasileiros exercendo serviços em restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes.

O próprio Francisco, um dos filhos do ator Marcello Antony, é auxiliar de cozinha, enquanto seu enteado Lucas, oferece serviço de passear com cachorro e faz algumas faxinas. Em 2018, o artista se mudou junto com a esposa e os filhos para o país para fazer a novela "Valor da Vida”. Por conta da maior segurança que há e das oportunidades de trabalho, decidiram continuar morando lá.

Em 2021, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apontou que a maior demanda em hotéis era de funcionários para cozinha, copa e recepção, considerando que a carência de trabalhadores em hospedagem era de 15 mil pessoas.

“No setor da hotelaria e da construção civil também há muita falta de mão de obra, por isso tantos brasileiros conseguem emprego nas áreas”, afirma Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa.

O profissional, que atua e reside no país há mais de duas décadas, complementa dizendo que um emprego não qualificado geralmente é mal remunerado e não apresenta possibilidade de ascensão na carreira. Mas ele avalia que muita gente sem informação profissional e acadêmica tem habilidades e talentos que podem ser muito bem aproveitados.

“Hoje, Portugal tem áreas específicas em franco desenvolvimento e a demanda de profissionais realmente qualificados é notória. Conforme o discurso do Primeiro-Ministro do país, Antônio Costa, no Web Summit, ocorrido em novembro de 2018, eis algumas dessas profissões: Engenharia Tecnológica; Comercial; Marketing e Comunicação de Informação; Ciências Econômicas e Operações Logísticas”, exemplifica.

Profissionais da área da Tecnologia da Informação estão sendo muito requisitados. O intuito do território português é de ser cada vez mais digital. Tem aproximadamente 15 mil vagas para profissionais de TI em Portugal, entre outras oportunidades vinculadas ao mercado digital.

Várias grandes empresas estão se mudando ou abrindo filiais no país lusitano. Google, Amazon, Uber e outras grandes incorporações chegaram em Portugal. Somente com o Google, 500 empregos foram abertos. Em 2018, a Volkswagen criou um centro tecnológico de desenvolvimento de software em Lisboa.

“A estabilidade de Portugal, o boom turístico e o dinâmico sistema de startups são alguns dos motivos apontados para essa migração de empresas para o país”. Mas o especialista alerta ao fato de que emprego qualificado demanda maestria e perfil adequado para conquistar trabalho nesse nível.

 

Brasileiros empreendem em Portugal

“Profissionais liberais e comerciantes conseguem hoje se posicionar no mercado português de uma forma muito interessante. Inicialmente, com apoio da própria comunidade brasileira em Portugal”, destaca o especialista em imigração do Canal Cidadania Portuguesa.  

O ator Marcello Antony faz parte desse grupo de brasileiros que também empreende no país português. Ele e a esposa abriram em Portugal um restaurante de comida internacional.

Segundo Maurício, o empreendedorismo é um movimento recente que ganha força a cada dia, especialmente em áreas como turismo e alimentação. “Os brasileiros deixam sua marca com muita qualidade, bom atendimento e simpatia. Eles surpreendem entusiastas da gastronomia com bolos, brigadeiro, empadas, coxinhas e até mesmo com o tradicional espetinho de churrasco.”

O advogado conclui que uma boa ideia e um bom investimento podem gerar um negócio saudável, desde que bem gerido. “Faça um bom plano de negócios e invista com cautela, pois os encargos para manter uma loja aberta não são pequenos.”

 

Sobre Maurício Gonçalves:

Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 22 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal. 

Acesse:

https://instagram.com/cidadania.portuguesa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp