13/04/2023 às 01h41min - Atualizada em 29/04/2023 às 00h01min

Neorrenascimento do muralismo mexicano na arte de Ernesto Ríos Rocha

O que torna o trabalho de Ríos Rocha tão notável é a forma como ele funde técnicas tradicionais de arte mural com elementos contemporâneos da engenharia civil.

SALA DA NOTÍCIA Imprensa


Ernesto Ríos Rocha é um renomado artista plástico mexicano nascido em 1967 em Mocorito - Sinaloa, seu trabalho o levou a se destacar como o muralista vivo mais importante do México. Ainda criança demonstrou grande interesse e habilidade pelas artes plásticas, o que o levou a dedicar-se desde a adolescência ao mundo da e para a arte.

Ernesto Ríos Rocha é um muralista mexicano cujo talento artístico foi reconhecido em todo o mundo graças ao seu talento materializado em criações monumentais. Destaca-se a obra-prima, o maior mural do mundo, localizado em Mazatlán.

A obra “Desenvolvimento Histórico, Económico e Turístico do Mar de Cortez”, registada no Guinness World Records de 2009, é um magnífico exemplo de como a arte e a engenharia civil se podem aliar para criar obras verdadeiramente impressionantes.

O que torna o trabalho de Ríos Rocha tão notável é a forma como ele funde técnicas tradicionais de arte mural com elementos contemporâneos da engenharia civil. O resultado é uma obra de arte além de bonita de se ver, mas também removível, funcional e sustentável.
 
Os murais de Ríos não são apenas peças impressionantes de arte pública, mas também servem como ponto focal e de identidade para a comunidade local e uma importante atração turística, como os murais entregues em Neiva Colômbia, CDMX, Culiacán e recentemente no município de Badiraguato entre outras cidades importantes.

A habilidade de Ríos Rocha como artista é evidente em cada detalhe do mural. Cada figura é representada com grande precisão, mesclando simbolismo com cenas realistas carregadas de cromatismo mexicano, o que permite ao espectador sentir que está assistindo a uma cena histórico-social. Cores e formas são combinadas de forma interessante para criar um trabalho que é verdadeiramente uma maravilha visual.
,Z
O artista continua criando obras que chamam a atenção do público e mostram sua paixão pela cultura e história do México, sempre buscando inovar e criar algo novo em cada projeto, como o Mural que está desenvolvendo atualmente em Culiacán para a Universidade Autônoma de Sinaloa. , um trabalho que deixaria sua marca na cultura mexicana.

Em suma, o trabalho do sinaloense é uma prova de como a criatividade e a inovação podem transformar a maneira como pensamos sobre a arte pública. Com seu imponente mural de 2.000 metros quadrados em Mazatlán, Ernesto Ríos Rocha mostrou que a fusão de arte e engenharia pode resultar em algo verdadeiramente inspirador e inovador.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp