28/06/2022 às 10h10min - Atualizada em 28/06/2022 às 18h30min

Agroindústria brasileira: o que você precisa saber sobre o setor

Para chegar ao que temos hoje, o setor passou por enormes desafios. Nem sempre a agricultura foi um setor famoso e importante.

SALA DA NOTÍCIA Adeilson Odorico Silva
precodoboi.com
Quando falamos em produção agrícola, surge um termo chamado de Agroindústria. Segundo o dicionário, o conceito significa duas coisas. Em primeiro lugar, significa a indústria e suas relações com a agricultura. Porém, também significa atividade econômica que visa industrializar os produtos agrícolas.

Cada um desses dois sentidos simbolizam um eixo importante. Contudo, um terceiro eixo tem a ver com a forma como ocorre essa produção. Visto que, se não houver uma forma “industrial” de produzir alimentos, não terá como prosseguir na produção.


Isto envolve o armazenamento dos produtos, o uso correto de adubos e por aí vai. A depender do item produzido, é preciso ter um correto controle de pragas, secagem e etc. Tudo isso é necessário para que nossa agricultura cresça ainda mais.

Seja você um grande ou pequeno produtor, entender como a agroindústria brasileira funciona, é de grande importância. Afinal, não existem formas de trabalhar em um setor que não entendemos a dinâmica.

Portanto, se quer conhecer mais sobre o termo, pedimos que continue a leitura. Vamos contar tudo que você precisa saber e como fazer isso na sua propriedade.

Origem da agroindústria brasileira

Para chegar ao que temos hoje, o setor passou por enormes desafios. Nem sempre a agricultura foi um setor famoso e importante. Portanto, para que a agroindústria brasileira pudesse seguir, e se tornasse o que vemos hoje foi preciso muito trabalho.

A agricultura e a pecuária brasileira começaram no processo de colonização. Pois é, quando os portugueses vieram para cá, já foi iniciado um processo pecuário. Alguns anos após, iniciou uma cultura que mudaria os rumos do setor: a produção de cana-de-açúcar.

Assim sendo, nosso país começou a crescer em torno dessa cultura. Mas as produções que temos hoje, como milho, soja e café, começaram apenas anos mais tarde. Porém, esses são hoje o eixo principal da nossa agroindústria brasileira.


Nosso setor demorou a crescer, o Estado não incentiva a área e isso interferiu muito no desenvolvimento do setor. Apenas o trabalho duro dos nossos agricultores permitiu que o setor se desenvolvesse.

Uma das questões fundamentais que permitiram esse desenvolvimento foi o uso correto dos itens agrícolas. Por exemplo, a administração de adubos de forma exata, uso correto de processos de secagem.


Sem isso, o setor não conseguiria chegar ao patamar que é hoje. Surgiu até uma profissão, que possui categorias diferentes como técnico ou engenheiro: Agronomia.
 

Cuidados exigidos para a agroindústria brasileira

Para que o setor conseguisse alcançar o respeito que possui hoje, a sociedade precisou se adequar a ele. Dessa forma, a ciência foi a principal aliada para que a área se desenvolvesse bem. Além dos maquinários que se desenvolvem a cada ano, os insumos agrícolas somados aos locais de armazenamento, foram imprescindíveis.

Os maquinários agrícolas são o item que dá a cara para a agroindústria brasileira. Enormes tratores modernos, irrigação automatizada e até uma agricultura de precisão. Portanto, tudo unido forma o que vemos hoje.

Contudo, existem ainda outros cuidados como por exemplo o local onde os grãos serão armazenados. No Brasil, podemos citar 4 diferentes formas de armazenar. Veja abaixo quais são elas:
 
  • Paiol
  • Depósito
  • Armazém
  • Silo

Todavia, é preciso determinar diversas questões. Em primeiro lugar, a colheita e o plantio devem ser feitos nos momentos ideais para isso. Pois, um dos itens que mais atrapalham a produção é a pressa.

Além disso, também é necessário realizar um controle eficiente das pragas e usar os adubos de forma correta. Por fim, é preciso usar de forma correta as máquinas.

Todos esses itens se unem e formam a base da agroindústria brasileira. O setor tende a crescer cada vez mais.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp