Com a chegada da internet, digitalização dos negócios e seu constante crescimento, a tecnologia se tornou imprescindível às empresas que desejam disputar um lugar no mercado.
Essa competitividade entre empresas pela perfeita "rapidez x execução" é o novo contexto do século 21. Uma linha de montagem de automóveis, por exemplo, leva apenas 24h para montar um carro completo. No século passado, o tempo chegava a ser 10x maior.
Os principais benefícios dos avanços tecnológicos são:
Redução de custo
A tecnologia ajuda na organização das finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos. Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.
Aumento da produtividade
A tecnologia traz grandes ganhos no aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.
Controle de qualidade
As máquinas erram menos que os homens. Com esse fato, dificilmente uma máquina irá criar um design ou formato errado, como pode acontecer com o homem. Ou seja: a qualidade do produto será superior.
Tecnologia CAM
Grande avanço na produção das empresas, a tecnologia CAM (Computer aided manufacturing, no português "Manufatura auxiliada por computador"), é um exemplo de tecnologia que a indústria metalmecânica usa.
As máquinas CNC, ferramentas e peças estão cada dia mais complexas. A operação e programação desses equipamentos de forma manual (tradicional) é quase impossível em muitos casos.
A tecnologia CAD (em inglês, Computer Aided Design) se encarrega de fazer o rascunho de parte do objeto, ou do objeto completo, que depois será processado por um software para a modelagem 2D ou 3D.
O resultado é obtido em um arquivo CAD, que é importado para o software CAM. Por sua vez, a tecnologia CAM (em inglês, Computer-Aided Manufacturing) auxilia a comunicação do computador com as ferramentas de controle de uma máquina, utilizada para o processo de manufatura. A SolidCAM, por exemplo, é um dos softwares CAM que tem impulsionado a produção de indústrias de vários segmentos.
"A proposta é satisfazer as necessidades dos clientes, entregar um software que é um dos mais usados no mundo e no Brasil está em crescimento exponencial pois já conseguimos mensurar e comprovar todo o ganho que a solução entrega aos clientes em seu dia a dia. Também devemos considerar que o CAM da SolidCAM é uma solução completa e atende toda a cadeia de fabricação, desde os fabricantes de máquinas CNC e ferramentas de corte até a produção de peças, atendendo a diversos clientes de fabricação em todo o mundo." Comenta a CEO da empresa, Camila Sarantopoulos
Com sede em Israel, a SolidCAM Ltd é uma empresa com mais de 35 anos. Hoje, o SolidCAM é instalado e usado por 24.000 clientes nas indústrias em todo o mundo, mais de 64.000 instalações do software estão em universidades e escolas técnicas em todo e no Brasil está sendo adotado pelas escolas SENAI que possuem metalmecânica em sua grade curricular.