07/01/2023 às 01h42min - Atualizada em 08/01/2023 às 00h00min
Eleição para presidente da Câmara dos EUA leva 15ª rodadas para ser decidida
Kevin McCarthy não conseguiu vencer na 14ª rodada, mas votação que o elegeu aconteceu em seguida, ainda na madrugada deste sábado (7). A sequência marca o maior número de tentativas de eleger um líder da Câmara desde a década de 1850.
G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/07/votacao-presidente-da-camara-eua.ghtml
Kevin McCarthy não conseguiu vencer na 14ª rodada, mas votação que o elegeu aconteceu em seguida, ainda na madrugada deste sábado (7). A sequência marca o maior número de tentativas de eleger um líder da Câmara desde a década de 1850. Kevin McCarthy abraça Steve Scalise durante comemoração pela eleição do republicano para presidente da Câmara dos EUA na 15ª rodada de votação
REUTERS/Jon Cherry
Após 15 rodadas e quatro dias, Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos EUA na madrugada deste sábado (7).
Pouco antes, também no mesmo dia, a 14ª rodada havia chegado ao fim sem consenso. A Câmara chegou a tentar uma moção para adiar a votação para segunda-feira (9), mas não conseguiu, dando início à nova sessão ainda na madrugada.
A sequência marca o maior número de tentativas de eleger um líder da Câmara desde a década de 1850.
O republicano da Califórnia enfrentou uma divisão partidária entre a maioria dos republicanos da Câmara que o apoia e conservadores linha-dura que foram contra ele nas votações anteriores, mesmo depois que McCarthy ofereceu limitar sua própria influência.
O presidente da Câmara dos Representantes, conhecida como "speaker", é o terceiro posto mais poderoso na política americana. Essa posição dá a McCarthy autoridade para bloquear a agenda legislativa do presidente Joe Biden, forçar votações para as prioridades republicanas em economia, energia e imigração e avançar em investigações de Biden e seu governo.
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: O que querem os extremistas republicanos que paralisam a Câmara dos EUA?
CONGRESSO: O histórico caos na Câmara dos EUA após fracasso republicano em eleger presidente
FRONTEIRA: EUA começa a recusar a entrada de imigrantes ilegais da Nicarágua, Cuba e Haiti
Rejeição
Um grupo de republicanos mais conservadores rejeitavam Kevin McCarthy, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, por ser muito moderado. McCarthy já aceitou muitas das demandas destes deputados, mas a oposição à sua candidatura dentro de seu próprio partido seguiu forte.
Sem um líder, a Câmara dos Representantes não pode empossar seus novos membros, decidir os integrantes das várias comissões, apresentar projetos de lei, ou abrir qualquer uma das investigações prometidas contra o governo do democrata Joe Biden.
Em 1923, a última vez que teve esse impasse, foram necessárias 9 rodadas para eleger um líder. A votação de 2023 passou desse patamar e é a mais longa desde 1859, que teve 44 rodadas. O recorde é de 1855, quando teve 133 rodadas em um período de dois meses.
Deputados nos Estados Unidos votam para escolher o próximo presidente da Câmara
Reuters
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/07/votacao-presidente-da-camara-eua.ghtml