17/01/2023 às 17h42min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h00min

Talibã exige que cabeças de manequins sejam cobertas em Cabul; FOTOS

Segundo grupo extremista que governa Afeganistão, medida segue lei islâmica. Comerciantes precisaram se adaptar à regra para evitar punições.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/taliba-exige-que-cabecas-de-manequins-sejam-cobertas-em-cabul-fotos.ghtml

Segundo grupo extremista que governa Afeganistão, medida segue lei islâmica. Comerciantes precisaram se adaptar à regra para evitar punições. Manequins com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas, segunda-feira, 26 de dezembro, em Cabul, Afeganistão
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Sob o domínio do Talibã, manequins em lojas de roupas femininas em toda a capital afegã tornaram-se uma visão perturbadora: suas cabeças estão cobertas com pano ou sacolas plásticas pretas.
Manequins com capuz são um símbolo do domínio puritano do Talibã no Afeganistão. Mas, de certa forma, eles também são uma pequena demonstração de resiliência e criatividade por parte dos vendedores de vestidos em Cabul.
Veja mais fotos no fim da reportagem.
Inicialmente, o Talibã queria que os manequins fossem simplesmente decapitados.
Pouco depois de sua ascensão ao poder em agosto de 2021, o Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício decretou que todos os manequins deveriam ser retirados das vitrines ou suas cabeças deveriam ser removidas, segundo informações da imprensa local. O Talibã baseou sua ordem em uma interpretação estrita da lei islâmica que proíbe estátuas e imagens de forma humana, pois podem ser adoradas como ídolos — interpretação esta que combina com a campanha do governo para remover as mulheres da vista pública.
Alguns vendedores de tecidos obedeceram. Mas outros se opuseram.
Eles reclamaram que não seriam capazes de exibir adequadamente seus vestidos e teriam que danificar manequins valiosos. O Talibã teve que alterar sua ordem e permitiu que os comerciantes cobrissem as cabeças em vez de decapitar os manequins.
Assim, os fornecedores precisaram encontrar um equilíbrio entre obedecer ao Talibã e tentar atrair clientes. As várias soluções que eles criaram estão em exibição na Lycee Maryam Street, uma avenida comercial de classe média repleta de lojas de vestidos na parte norte de Cabul. As vitrines e showrooms estão repletos de manequins em vestidos de noite e trajes altamente coloridos e ornamentados, todos com a cabeça coberta de várias formas diferentes.
Manequins com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas, segunda-feira, 26 de dezembro, em Cabul, Afeganistão
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Em uma loja, as cabeças dos manequins foram cobertas com capas feitas do mesmo material das roupas tradicionais que modelavam. Um deles, usando um vestido roxo decorado com búzios, tinha um capuz roxo combinando. Outra, em um elaborado vestido vermelho decorado com ouro, parecia quase elegante com sua máscara de veludo vermelho e uma coroa dourada na cabeça.
“Não posso cobrir as cabeças dos manequins com plástico ou coisas feias, porque eles fariam minha vitrine e minha loja parecerem ruins”, disse o proprietário Bashir.
Como outros proprietários, ele falou com a Associated Press sob a condição de ser identificado apenas pelo primeiro nome por medo de represálias.
Os comerciantes precisam manter os produtos atraentes. A economia entrou em colapso desde que o Talibã assumiu o poder e o país foi posteriormente submetido a um isolamento financeiro internacional, o que fez com que quase toda a população caísse na pobreza.
Vestidos elegantes e detalhados sempre foram populares no Afeganistão para casamentos, que muitas vezes são separados por gênero mesmo antes do Talibã chegar ao poder, dando às mulheres a chance de parecerem melhores na sociedade conservadora do país. No governo do Talibã, os casamentos são uma das poucas oportunidades restantes para reuniões sociais. Mas devido à situação econômica apertada, agora as roupas são um pouco mais simples.
Bashir disse que hoje vende metade do que vendia.
“Comprar vestidos de noiva, baile e tradicionais não é mais uma prioridade. As pessoas pensam mais em comprar comida e sobreviver", disse ele.
Outro vendedor, Hakim, cobriu as cabeças de seus manequins com papel alumínio. Em sua opinião, isso dá aos seus produtos um apelo adicional.
“Aproveitei essa ameaça e banimento, e fiz de forma que os manequins fiquem ainda mais atraentes do que antes”, afirmou.
Nem tudo pode ser tão elegante. Em uma loja, manequins com vestidos sem mangas tinham a cabeça coberta por sacolas plásticas pretas. O proprietário indicou que não poderia pagar mais.
Um manequim com a cabeça coberta de papel alumínio em loja de roupas femininas, segunda-feira, 26 de dezembro de 2022, em Cabul, Afeganistão
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Aziz, outro dono de loja, disse que agentes do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício costumam patrulhar lojas e shoppings para garantir que os manequins estejam sem cabeça ou cobertos.
“Todo mundo sabe que manequins não são ídolos e ninguém vai adorá-los. Em todos os países muçulmanos, manequins são usados ​​para exibir roupas", opinou ele, sobre a justificativa do Talibã.
Nas vitrines é possível ver um pequeno número de manequins masculinos, também com as cabeças cobertas, o que sugere que as autoridades aplicam a medida de maneira uniforme.
O Talibã inicialmente disse que não imporia normas sociais tão estritas como fez sob seu primeiro governo no final dos anos 1990. Mas, gradualmente, o grupo vêm aplicando cada vez mais restrições, principalmente às mulheres. Recentemente, o governo proibiu mulheres e meninas de continuarem seus estudos após a sexta série, as baniu da maioria dos empregos e começou a exigir que elas usem coberturas faciais ao ar livre.
Alguns dias atrás, uma mulher que estava fazendo compras na Lycee Maryam Street olhou para os manequins com capuz.
"Quando os vejo, sinto que aqueles manequins também estão submissos e presos, e isso me assusta. Sinto que me vejo atrás dessas vitrines: uma mulher afegã que foi privada de todos os seus direitos", disse a mulher, que deu apenas o nome de Rahima.
Manequins com cabeças cobertas em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Manequins com cabeças cobertas por papel alumínio
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi
Um manequim com a cabeça coberta em uma loja de roupas femininas
AP Foto/Ebrahim Noroozi

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/taliba-exige-que-cabecas-de-manequins-sejam-cobertas-em-cabul-fotos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp