17/01/2023 às 14h22min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h00min

Alemanha nomeia novo ministro da Defesa e sinaliza mais militarização

'Quero tornar as Forças Armadas fortes para o futuro', disse o novo ministro, Boris Pistorius, que trabalhou nas Forças Armadas. Kiev e Ocidente pressionam Berlim para envio de tanques Leopard às forças ucranianas.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/alemanha-nomeia-novo-ministro-da-defesa-e-sinaliza-nova-militarizacao.ghtml

'Quero tornar as Forças Armadas fortes para o futuro', disse o novo ministro, Boris Pistorius, que trabalhou nas Forças Armadas. Kiev e Ocidente pressionam Berlim para envio de tanques Leopard às forças ucranianas. O novo ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, durante entrevista à imprensa em 17 de janeiro de 2023.
Moritz Frankenberg/dpa via AP
Em meio a negociações para o envio de tanques e armamentos pesados à Ucrânia, o governo da Alemanha nomeou nesta terça-feira (17) um novo ministro da Defesa sinalizando que fortalecerá as Forças Armadas do país.
A ex-titular da pasta Christine Lambrecht renunciou na segunda-feira (16) após uma série de escândalos e acusações de má gestão da pasta, que tem sido pressionada a fornecer mais equipamentos militares para a Ucrânia.
O atual ministro do Interior do estado da Baixa Saxônia, Boris Pistorius, assumirá a pasta no lugar de Lambrecht. Pistorius, de 62 anos, completou o serviço militar no início dos anos 1980 e trabalhou com as Forças Armadas.
"Quero tornar as Forças Armadas fortes para o futuro", disse Pistorius em uma breve declaração antes de ser formalmente nomeado na quinta-feira.
Pistorius assume a tempo de participar de uma conferência entre países ocidentais na base militar dos Estados Unidos em Ramstein, na Alemanha, para discutir o aumento de fornecimento de armas a Kiev.
O governo alemão, que até ano passado tinha uma forte política de desmilitarização, vem sendo pressionado por aliados ocidentais para permitir que a Ucrânia use tanques de fabricação alemã na guerra com a Rússia.
Até agora, a Alemanha tem sido cautelosa ao aprovar o envio de tanques Leopard pesados, por conta da preocupação de que esse movimento possa ser visto como uma escalada da guerra.
Nesta terça-feira, no entanto, o chanceler do país, Olaf Scholz, disse que o envio dos tanques Leopard "está em discussão".
Espera-se que o novo ministro da Defesa receba seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, em Berlim na quinta-feira (19).
Entenda o que levou à queda da ministra da Defesa da Alemanha
Pistorius
Como o chanceler Olaf Scholz, o novo ministro Boris Pistorius concorreu à liderança do partido Social Democrata (SPD) em 2019 - ambos perderam - e é conhecido por adotar uma linha dura em questões de segurança.
Scholz o descreveu como um amigo e bom político.
"Ele é alguém com muita experiência em política de segurança, que cooperou aberta e estreitamente em seu papel anterior com o Bundeswehr e que possui a força e a calma necessárias para uma tarefa tão importante", disse ele.
Pistorius manteve um relacionamento com Doris Schroeder-Kopf, ex-esposa do ex-chanceler Gerhard Schroeder.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/alemanha-nomeia-novo-ministro-da-defesa-e-sinaliza-nova-militarizacao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp