28/01/2023 às 16h40min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h00min

Premiê de Israel diz que resposta ao ataque terrorista em sinagoga de Jerusalém será ‘forte, rápida e precisa’

Benjamin Netanyahu fez a declaração ao convocar seu gabinete de segurança sobre o ataque de sexta-feira. Há uma escalada de violência entre israelenses e palestinos nos últimos dias.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/premie-de-israel-diz-que-resposta-ao-ataque-terrorista-em-sinagoga-de-jerusalem-sera-forte-rapida-e-precisa.ghtml

Benjamin Netanyahu fez a declaração ao convocar seu gabinete de segurança sobre o ataque de sexta-feira. Há uma escalada de violência entre israelenses e palestinos nos últimos dias. Ataque terrorista em sinagoga deixa 7 mortos em Jerusalém
A resposta de Israel a um ataque terrorista de um atirador palestino que matou sete pessoas em uma sinagoga nos arredores de Jerusalém será "forte, rápida e precisa", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste sábado (28).
"Nossa resposta será forte, rápida e precisa", declarou Netanyahu antes de uma reunião com seu gabinete de segurança nacional.
"Não estamos buscando uma escalada, mas estamos preparados para qualquer cenário", acrescentou.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visita o local de um ataque a tiros em Jerusalém em 27 de janeiro de 2023
REUTERS/Ronen Zvulun
Sete israelenses morreram e 10 ficaram feridos em um ataque terrorista em uma sinagoga na periferia da cidade de Jerusalém, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores de Israel. O atirador foi morto.
A sinagoga fica em uma região que é considerada pelos israelenses como um bairro de Jerusalém, mas que os palestinos (e a maior parte da comunidade internacional) diz ser terra ocupada ilegalmente pelos israelenses depois de uma guerra em 1967.
Em Gaza, o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, disse que esta operação "é uma resposta ao crime conduzido pela ocupação em Jenin e uma resposta natural às ações criminosas da ocupação", mas ele não reivindicou o ataque terrorista.
A Jihad Islâmica Palestina também elogiou, mas não reivindicou o ataque.
Militares israelenses informaram que estão intensificando as forças de defesa na Cisjordânia ocupada após o ataque terrorista.
Profissionais do serviço de emergência perto de mortos em Jerusalém, em 27 de janeiro de 2023
Ahmad Gharabli / AFP
Mais um ataque
Neste sábado, em outro ataque, um palestino abriu fogo contra pessoas que passavam pela rua perto do centro histórico de Jerusalém. Dois foram atingidos, segundo um porta-voz da polícia local.
As duas vítimas, de 23 e 47 anos, ficaram gravemente feridas, afirmou o serviço de ambulâncias de Israel. O agressor, que tinha 13 anos, foi morto por uma das pessoas que lá estavam.
Funcionários do serviço de emergência de Israel socorrem dois feridos após um ataque em Jerusalém, em 28 de janeiro de 2023.
Ammar Awad/ Reuters
Escalada de violência
Homens enfrentam Exército de Israel durante confronto em Jenin, na Cisjordânia, em 26 de janeiro de 2023.
Majdi Mohammed/ AP
Há uma escalada de violência entre israelenses e palestinos nos últimos dias.
Na quinta-feira (26), uma incursão de soldados israelenses no campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia, deixou nove mortos. Foi um dos ataques mais violentos na Cisjordânia em anos.
O Hamas e a Jihad Islâmica prometeram represálias após a essa incursão feira no campo de refugiados de Jenin.
Na sexta-feira, foguetes foram disparados contra o sul de Israel a partir da Faixa de Gaza.
Israel bombardeou a Faixa de Gaza em resposta a disparos de foguetes a partir do território palestino.
Nenhum dos dois lados registou feridos nessa troca de disparos de foguetes.
A maioria dos foguetes disparados a partir de Gaza foi interceptada pelo sistema de defesa aérea israelense.
Ainda na sexta, à noite um rapaz atirou contra fiéis que estavam saindo de uma sinagoga e 7 pessoas morreram.
Um adolescente palestino de 13 anos abriu fogo contra pessoas que passavam pela rua perto do centro histórico de Jerusalém, deixando duas pessoas gravemente feridas.
Soldados de Israel matam nove palestinos, na Cisjordânia

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/premie-de-israel-diz-que-resposta-ao-ataque-terrorista-em-sinagoga-de-jerusalem-sera-forte-rapida-e-precisa.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp