02/02/2023 às 05h40min - Atualizada em 02/02/2023 às 06h43min

Quatro de seis acusados por ataque terrorista em Viena em 2020 são condenados a longas penas

Dois dos acusados receberam sentença de prisão perpétua por serem considerados cúmplices do crime.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/02/quatro-de-seis-acusados-por-ataque-terrorista-em-viena-em-2020-sao-condenados-a-longas-penas.ghtml
Dois dos acusados receberam sentença de prisão perpétua por serem considerados cúmplices do crime. Um tribunal de Viena condenou nesta quinta-feira (02) a longas sentenças, incluindo prisão perpétua, quatro dos seis homens acusados de ajudar um jihadista a preparar um atentado em 2020.
O agressor de 20 anos, que foi morto a tiros pela polícia minutos depois de abrir fogo, matou quatro pessoas em 2 de novembro de 2020, além e atropelar multidões sentadas nos terraços de bares e restaurantes no centro de Viena. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.
ENTENDA: ataque terrorista em Viena deixa mortos e feridos
Vídeo mostra intensa troca de tiros em Viena em 2020
Enquanto a polícia disse que o atirador, Kujtim Fejzulai, que tinha nacionalidade da Áustria e da Macedônia do Norte, realizou o ataque sozinho, os seis réus foram acusados de fornecer ajuda antecipadamente. A maioria apoiou os militantes do Estado Islâmico, assim como Fejzulai, mas negou saber o que ele estava planejando.
Em uma decisão da noite para o dia, o tribunal condenou dois dos seis, incluindo o homem que vendeu a Fejzulai o rifle de assalto que ele usou no ataque e munição, à prisão perpétua por serem cúmplices do assassinato.
Dois outros receberam sentenças de 20 e 19 anos, disse o tribunal em um comunicado. Os dois restantes foram considerados culpados de serem membros de uma organização terrorista, mas absolvidos de cumplicidade no assassinato e condenados a dois anos de prisão parcialmente suspensa.
Dos seis homens com idades entre 22 e 32 anos, cinco foram condenados por serem membros de uma organização terrorista. Apenas o réu identificado como Adam M, de 32 anos, que vendia o rifle de assalto, não era.
O segundo réu condenado à prisão perpétua foi Heydayatollah Z, 28, que morou com o agressor por semanas antes do ataque. Descobriu-se que ele encorajou Fejzulai e ajudou a preparar armas e munições - vestígios de seu DNA foram encontrados em ambos.
Os dois réus com as sentenças mais brandas aceitaram a decisão, disse o tribunal. Dos quatro restantes, três planejam apelar e o outro está considerando, acrescentou.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/02/quatro-de-seis-acusados-por-ataque-terrorista-em-viena-em-2020-sao-condenados-a-longas-penas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp