05/02/2023 às 05h38min - Atualizada em 05/02/2023 às 12h39min
Washington sugere colocar mísseis no Japão para reforçar as defesas contra a China
A implantação das forças dos EUA no Japão pode incluir armas hipersônicas de longo alcance e Tomahawks.
G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/05/washington-sugere-colocar-de-misseis-de-medio-alcance-para-as-forcas-dos-eua-no-japao.ghtml
A implantação das forças dos EUA no Japão pode incluir armas hipersônicas de longo alcance e Tomahawks. Os EUA enviaram sistemas de lançamento de mísseis Himars para a Ucrânia — mas podem tê-los modificado para que não atinjam o território russo.
EPA via BBC
Washington sugeriu a implantação de mísseis de médio alcance no Japão como parte de um plano para reforçar as defesas contra a China ao longo dos mares do Leste e do Sul da China, informou o jornal Sankei neste sábado, citando pessoas não identificadas envolvidas com os Estados Unidos e o Japão.
A implantação das forças dos EUA no Japão pode incluir armas hipersônicas de longo alcance e Tomahawks, informou o jornal, acrescentando sem citar fontes que Tóquio está prestes a iniciar uma discussão séria para aceitar a implantação.
LEIA MAIS:
Força Aérea dos Estados Unidos abate balão chinês que sobrevoava o país
China manifesta 'forte oposição' aos EUA por derrubada de balão na costa americana
Embora a localização seja incerta, o Sankei disse que o Japão está considerando a ilha de Kyushu, no Sul, como uma possibilidade. Não ficou claro no relatório se o Sankei estava citando uma ou várias fontes.
O Japão e os Estados Unidos querem reforçar as ilhas que separam o Mar da China Oriental do Pacífico Ocidental porque estão perto de Taiwan - uma ilha governada democraticamente que a China reivindica como seu próprio território - e fazem parte do que os planejadores militares chamam de "Primeira Cadeia de ilhas' estendendo-se até a Indonésia que cerca as forças chinesas.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/05/washington-sugere-colocar-de-misseis-de-medio-alcance-para-as-forcas-dos-eua-no-japao.ghtml