11/02/2023 às 14h56min - Atualizada em 12/02/2023 às 06h46min

Em diferentes cidades da Turquia, socorristas salvam uma mulher e um bebê que passaram 128 horas sob escombros; veja VÍDEOS

Mais de 25 mil pessoas morreram no país e na Síria após o terremoto de magnitude 7,8 na escala.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/11/apos-128-horas-mulher-e-retirada-com-vida-dos-escombros-de-terremoto-na-turquia.ghtml

Mais de 25 mil pessoas morreram no país e na Síria após o terremoto de magnitude 7,8 na escala. Mulher é retirada com vida dos escombros do terremoto na Turquia após 128 horas
Passados mais de cinco dias desde o terremoto de 7,8 de magnitude que atingiu a Turquia e a Síria, alguns sobreviventes que estiveram sob escombros desde então foram retirados com vida.
Equipes de emergência conseguiram resgatar um bebê de dois meses na cidade de Antakya que ficou 128 horas embaixo de escombros, de acordo com a agência Anadolu.
Neste sábado, os profissionais de resgate também retiraram uma mulher que também ficou 128 horas soterrada, essa na cidade de Kahramanmaras, no sul da Turquia.
Bebê de dois meses é resgatado de escombros de terremoto na Turquia
Imagens mostram o trabalho dos socorristas, desde o momento que encontraram a mulher. Eles conseguem retirá-la de maca dos entulhos para prestar os primeiros socorros.
Em seguida, a vítima do terremoto recebe cobertores antes de ser levada ao hospital.
O terremoto de magnitude 7,8, sucedido por mais de cem tremores secundários no sul da Turquia e no noroeste da Síria, já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011.
Neste sábado (11), o vice-presidente turco Fuat Oktay informou que 67 pessoas foram retiradas dos escombros na última 24 horas no país. Segundo ele, cerca de 80 mil estão recebendo atendimento hospitalar e 1,5 milhão está desabrigado.
Bombeiros retiram vítima dos escombros e prestam primeiros socorros
Ecir Kapisi/Reuters
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o total de vítimas superou 25 mil, sendo quase 22 mil na Turquia e 3,5 mil na Síria. Milhares ainda estão desaparecidos, e mais de 70 mil ficaram feridos.
A OMS calcula que 23 milhões de pessoas estejam “potencialmente expostas”. Dessas, 5 milhões estariam em situação de vulnerabilidade. A organização calcula que o número de mortos deve aumentar significativamente pela quantidade de prédios danificados, e diz que número pode chegar a 40 mil.
Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países - a primeira equipe do Brasil embarcou nesta quinta.
O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades. O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/11/apos-128-horas-mulher-e-retirada-com-vida-dos-escombros-de-terremoto-na-turquia.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp