Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma mulher morreu de gripe aviária A (H3N8) na China, a primeira fatalidade humana conhecida da cepa. Este é o terceiro caso relatado de infecção humana pelo vírus da gripe aviária A, sendo todos eles registrados em território chinês.
A vítima do vírus era uma mulher de 56 anos da província de Guangdong, no sudeste da China. De acordo com a OMS, ela adoeceu no dia 22 de fevereiro, foi hospitalizada com pneumonia grave em 3 de março e morreu no dia 16 do mesmo mês. Os dois casos anteriores foram registrados em abril e maio de 2022. Um dos casos anteriores desenvolveu uma doença crítica, enquanto o outro teve uma doença leve. Em ambos, os pacientes contraíram a doença depois de ter contato com aves infectadas.
A transmissão dos vírus da gripe aviária de aves para humanos é geralmente esporádica e ocorre devido à exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados. As infecções podem ser assintomáticas ou causar doenças, que variam de conjuntivite ou sintomas leves de gripe a doença respiratória aguda grave. Sintomas gastrointestinais ou neurológicos também foram relatados, mas são raros.
Fonte: Agência Brasil