As mortes confirmadas causadas pelas inundações dos últimos dias na Líbia, no norte da África, chegam a 6.238 somente na cidade de Derna, no leste do país. Já os desaparecidos são ao menos 9.100, segundo balanço provisório das autoridades locais divulgado nesta quarta-feira, 13. O total de vítimas triplicou em apenas um dia.
A tempestade ‘Daniel’, já classificada como ciclone e até como furacão, causou o rompimento de uma barragem de duas usinas. Mais de 33 milhões de litros de água arrastaram áreas residenciais, derrubaram pontes e destruíram estradas. Com 120 mil habitantes e cercada por montanhas, Derna está inacessível por terra, sem eletricidade e serviços de telecomunicação desde domingo, 10. Corpos ainda não identificados se aglomeram no meio das ruas.
A falta de recursos forçou as equipes de resgate a retirar centenas de vítimas dos escombros com utensílios domésticos e enterrá-las em valas comuns. Equipes internacionais da Cruz Vermelha e da Organização Mundial da Saúde (OMS) começaram a chegar à região para auxiliar nas operações de resgate e recuperação. As chuvas e fortes ventos também provocaram estragos em Benghazi, Al Bayda, Al Marj e Soussa.
Fonte: Jovem Pan.