A Polícia Civil deflagrou a operação “Primum Feriula” na manhã desta quarta-feira (4). O objetivo é desarticular um grupo criminoso que movimenta mais de R$ 6 milhões em drogas, por mês, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Estão sendo cumpridas 47 ordens judiciais. São elas: 31 mandados de busca e apreensão, sete prisões, cinco sequestros de veículos e quatro bloqueios de contas bancárias. A ofensiva acontece em Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Camaquã, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Novo Hamburgo. Os policiais também cumprem mandados em cidades de Santa Catarina.
De acordo com a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª Delegacia de Investigações do Denarc, o grupo começou a ser investigado após a prisão de um traficante em novembro de 2022. Na época, o Poder Judiciário deferiu a quebra do sigilo telefônico e os investigadores descobriram que o grupo se organizava para venderem, transportar e armazenar drogas e armas.
Além disso, os policiais também identificaram os operadores financeiros da organização criminosa. Eles administram contas bancárias para dissimular o real destinatário dos valores que eram arrecadados pela venda das drogas.
Até o momento, oito criminosos foram presos.
Créditos: Agência GBC.