SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Diversas companhias aéreas suspenderam voos para Tel Aviv e outras cidades israelenses em meio à guerra entre Israel e o Hamas.
American Airlines; Air France; Finnair; Korean Air; Air India; Cathay Pacific; easyJet; United Airlines; Wizz Air e Delta Air Lines estão entre as companhias que cancelaram voos.
A United não informou até quando o cancelamento dos voos seguirá. A Delta Airlines disse que monitora a situação e que todos os voos até o fim da semana estão cancelados.
A companhia britânica easyJet cancelou os voos de ontem e hoje e disse que ajustaria os horários nos próximos dias
Todas as companhias alegaram que aguardam a melhoria na situação de segurança para retomar as viagens.
A autoridade de aviação civil de Israel pediu às companhias aéreas que "revisem as informações atuais sobre segurança e ameaças" em meio ao conflito, e alterou algumas rotas de tráfego aéreo.
Os órgãos reguladores, incluindo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia e a autoridade de aviação de Israel, pediram às companhias aéreas que fossem cautelosas no espaço aéreo da região, mas não chegaram a ordenar a suspensão dos voos.
VOO DE REPATRIAÇÃO
Aeronaves brasileiras decolaram na noite deste domingo (8) e estão em Roma, aguardando autorização para voar até Tel Aviv e resgatar cidadãos que pediram repatriação.
O primeiro voo com os brasileiros resgatados deve deixar Israel nesta terça-feira (10) à tarde, segundo a CNN.
A Embaixada brasileira em Tel Aviv disse que cerca de mil brasileiros e seus parentes em Israel já pediram para voltar ao Brasil em voos da FAB.
O Itamaraty diz que a maioria são turistas que estão hospedados em Tel Aviv e Jerusalém e que os dados foram registrados por formulário online.
Créditos: Portal R7.