Lisi, uma gata de três anos, provou que os felinos também são bem leais aos seus donos. Após se perder, o pequeno animal fez uma viagem de mil quilômetros desde França até à Alemanha para encontrar a dona e, quase seis meses depois, conseguiu.
Segundo conta o jornal francês Le Parisien, a história começou em junho, em Dordogne, França, quando a alemã Hildegard Holtschneide saiu de casa para regressar à sua terra natal em Düsseldorf, na Alemanha.
A mulher, de 74 anos, pegou a estrada e levou consigo o seu cão, Henry, e a gata, Lisi. Durante a noite pararam num hotel em Saint-Cyr-l'École, nos arredores de Paris, depois de mais de 500 quilômetros percorridos.
Lisi, que estava "perturbada com a viagem", fugiu nessa noite e Hildegard teve de voltar à Alemanha sem ela. "Procurei-a desesperadamente e telefonei a todas as associações de proteção dos animais, abrigos e veterinários da área, mas ninguém a tinha visto", contou ao Rheinische Post.
Já em Düsseldorf, a mulher continuou a busca pela pequena Lisi e ligou para várias autoridades meses a fio para conseguir obter qualquer pista. Quase seis meses depois, a 9 de novembro, recebeu um e-mail de uma associação de proteção de animais a informar que uma jovem de 27 anos tinha encontrado o animal em Braunschweig, uma cidade alemã localizada a mil quilômetros de Saint-Cyr-l'École, de onde a gata desapareceu.
Lisi, que foi identificada através do microchip, ficou alguns dias com a jovem, que depois a levou até à estação de trens de Düsseldorf, a cerca de 300 quilômetros de Braunschweig, uma vez que a sua dona tem problemas de mobilidade.
O reencontro ficou marcado por lágrimas de alegria e agora a dona garante: "Depois desta aventura, nunca mais a largo".
Leia Também: Avião faz pouso de emergência em praia na Inglaterra
Créditos: Portal R7.