O Conselho de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) selaram um convênio inédito, totalizando R$ 10,5 milhões em investimentos, para a promoção internacional de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.
A assinatura ocorreu nesta semana na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira. Estiveram presentes o governador Eduardo Leite, o secretário da Agricultura do RS, Giovani Feltes, representantes do setor vitivinícola, o presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna, e o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, diretor da Don Giovanni.
Esse convênio, que representa o maior investimento desde 2002 no projeto setorial Wines of Brasil, mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, não apenas destaca o potencial do setor vitivinícola nacional, mas também reforça a relevância crucial e o avanço do segmento.
O plano estratégico resultante dessa parceria abrange três pilares fundamentais: ações promocionais, estruturantes e de comunicação. Essas iniciativas não apenas ampliarão a presença brasileira no exterior, mas também qualificarão empresas interessadas em exportar e fortalecerão a imagem dos produtos nacionais, elevando ainda mais o prestígio dos vinhos nacionais.
Além disso, o acordo prevê a promoção exclusiva do suco de uva 100% no exterior, com estratégias específicas, branding diferenciado e uma presença marcante nas redes sociais, tudo projetado para consolidar a presença desse produto no mercado internacional.
Ao finalizar o evento, a matriarca da família Giovannini, Beatriz Dreher Giovannini, presenteou o governador com uma garrafa de brandy Vicket, de 21 anos, que homenageia o fundador da vinícola, o empresário Ayrton Giovannini.
Neste mês, a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) indicou a vinícola como finalista ao Prêmio ABS-RS 2023, na categoria “Paisagem Vitícola Destaque em 2023”. A revelação dos vencedores será feita no dia 30 de novembro, no Hotel e Spa do Vinho. Na ocasião, ocorrerá a segunda edição do leilão beneficente do vinho exclusivo, cujos recursos arrecadados serão destinados ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS).
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul