Nove dos 90 pontos analisados pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) apresentam condições impróprias para banho no Rio Grande do Sul, de acordo com o segundo boletim do Projeto Balneabilidade da temporada de verão 2023/2024, divulgado na sexta-feira (22).
Os banhistas devem evitar entrar na água nos seguintes locais:
– Alegrete: Balneário Caverá – Arroio Caverá
– Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
– Cerrito: Balneário Cerrito – Rio Piratini
– Pedro Osório: Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
– Pelotas (2 pontos): Valverde – Av. Senador Joaquim A. de Assunção e Valverde – Trapiche
– Santa Maria: Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
– São Jerônimo: Praia do Encontro – Rio Jacuí
– Tapes: Balneário Rebelo
Saíram da lista de pontos impróprios nesse boletim as cidades de Jaguari e Rosário do Sul, além de dois pontos em Pelotas. Por conta da enchente, não foi possível fazer a coleta em Dom Pedrito. Nesse caso, a recomendação é de que os banhistas evitem o balneário Passo Real.
Durante todo o verão, os avisos de local próprio ou impróprio para banho estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.
Recomendações aos banhistas:
A Fepam recomenda aos banhistas que entrem na água apenas em locais com condições próprias para banho; evitem tomar banho nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos; e não tomem banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul