A Polícia Nacional da Colômbia realizou a apreensão de 130 sapos venenosos no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, durante uma operação que envolveu uma cidadã brasileira. Os anfíbios estavam sendo transportados em potes de filme fotográfico, como descoberto pelas autoridades locais. A brasileira, de 37 anos, estava em trânsito para São Paulo, com uma escala programada no Panamá.
A análise dos sapos revelou que estavam em condições preocupantes, desidratados e estressados. Segundo autoridades locais, os animais estavam “a poucas horas de morrer”. Essa espécie de sapo é considerada ameaçada de extinção, e, por isso, os animais foram encaminhados a um veterinário para receberem os cuidados necessários.
A identidade da brasileira não foi divulgada, mas as autoridades informaram que os sapos foram originários de uma comunidade chamada Nariño, localizada a 830 quilômetros de Bogotá. A cidadã brasileira alegou ter recebido os sapos como presente de uma comunidade local em Nariño.
A situação ressalta a importância da preservação dessas espécies ameaçadas e a colaboração entre autoridades ambientais e forças policiais para combater o tráfico ilegal de animais.
Fonte: Agora no Vale.