Os mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), estão sendo cumpridos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre (1), Cachoeirinha (3), Lajeado (3), Guaporé (1) e Estrela (1). A operação é resultado de uma investigação iniciada em novembro de 2023, após relatos na imprensa e apontamentos em auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).
As suspeitas recaem sobre a contratação de uma empresa, por meio de adesões a atas de Registro de Preço, para fornecer os equipamentos às escolas. A Polícia Federal identificou conexões entre esta operação e a Operação Conexão, da Polícia Civil, levando à execução coordenada de alguns mandados.
O nome “Rêmora” faz alusão ao fenômeno conhecido como “efeito carona” nas licitações, referindo-se ao peixe que se acopla a outros animais marinhos para se alimentar e se locomover.
A investigação busca esclarecer a extensão do esquema de desvio de verbas destinadas à educação e identificar todos os envolvidos. A operação reforça o compromisso das autoridades em garantir a correta aplicação dos recursos públicos e a integridade dos processos licitatórios.
Fonte: PF e Agora no Vale.