Com quase três mil casos de dengue registrados em Canoas, a Prefeitura anunciou a inauguração do hospital de campanha, na unidade da Upa Boqueirão, prevista para ocorrer na próxima semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estrutura funcionará por 90 dias.
“O hospital de campanha junto à Upa Boqueirão vai ajudar a desafogar o atendimento no local, já prevendo também o aumento dos casos de doenças respiratórias, em razão da queda das temperaturas”, explica o secretário da SMS, Mauro Sparta.
Ao todo, Canoas registra 2.781 casos de dengue, sendo 2.771 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior número de casos são Estância Velha, com 958 casos; Guajuviras, com 527, e Nossa Senhora das Graças, com 219.
“Na região que atualmente registra mais casos confirmados, estamos com as três unidades de saúde funcionando em horário ampliado, das 16 às 19 horas, e com dois médicos a mais, atendendo exclusivamente os casos de dengue.”
Na última semana, as unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras começaram a operar com dois profissionais, realocados de outras unidades do serviço, para atender exclusivamente casos de dengue. Aguardada pela população, a abertura da Upa Niterói está prevista para ocorrer até o fim do mês, diz o titular da pasta.
A partir desta semana, serão chamados seis médicos oriundos de um processo seletivo de contratação emergencial. Os profissionais serão contratados temporariamente por seis meses. Eles substituirão os médicos que foram realocados para atendimento exclusivo da dengue nas unidades de saúde.
Entre as medidas anunciadas de combate à dengue, está prevista a abertura de uma Central de Testagem, na estação da Trensurb Canoas. De acordo com a SMS, a inauguração depende da chegada de 40 mil testes rápidos. Os testes adquiridos pelo município aguardam repasse do Governo Federal, ainda sem data.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.