26/05/2022 às 10h50min - Atualizada em 26/05/2022 às 14h00min

Terremoto de magnitude 7,2 atinge Peru; Bolívia também foi afetada

Relatos nas redes sociais mostram que os tremores foram sentidos no Equador e Chile; não há informações sobre feridos e danos

Jovem Pan
https://jovempan.com.br/noticias/mundo/terremoto-de-magnitude-72-atinge-peru-bolivia-tambem-foi-afetada.html

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a região de Puno, no Peru, na manhã desta quinta-feira, 26. A movimentação foi registrada e informada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que também notificou que o terremoto aconteceu a uma profundidade de 240 km. Segundo a imprensa local, o Centro Regional de Operações de Emergência (COER) informou que nas províncias de Tacna, Tarata e Jorge Basadre, teve uma percepção leve e prolongada. Já em Candarave, sentiu-se de forma moderada e prolongada. O local fico próximo à fronteira da Bolívia que também sentiu os tremores. Segundo o instituto Geofísico do Equador, um tremor de magnitude 8,2 foi sentido em Puerto Acosta, na Bolívia. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas, contudo, o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA descartou a possibilidade de ter tsunami. Relatos nas redes sociais apontam que os tremores também foram sentidos no Chile e Equador.

O terremoto foi registado às 7h02 (09h02 no horário de Brasília), com epicentro 20 quilômetros ao nordeste de Ayaviri, na região fronteiriça com Bolívia de Puno e a uma profundidade de 240 quilômetros, segundo informou o Centro Sismológico Nacional do Peru. “Até agora, devido ao nível de intensidade na superfície trêmula, não deve causar nenhum tipo de dano, mas sim um susto”, disse Hernando Tavera, diretor do Instituto Geofísico do Peru, à rádio RPP. “Quando o terremoto é mais profundo, o tremor do solo é menor. O raio de percepção é maior que o raio do tremor. Toda a região sul do Peru foi afetada pelo terremoto”, explicou Tavera.

A presidência peruana pediu calma e observou que as autoridades estão avaliando o impacto, de acordo com uma mensagem postada em sua conta no Twitter. O Peru é abalado todo ano por pelo menos 400 terremotos perceptíveis. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de extensa atividade telúrica que se estende ao longo da costa oeste do continente americano. Em 30 de julho de 2021, um terremoto de magnitude 6,1 sacudiu a costa norte, deixando 40 feridos e danificando 200 casas e quatro templos. Em novembro passado, um forte terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu a selva norte do Peru e uma vasta área ao redor da costa central do país deixou 12 casas danificadas, segundo as autoridades. O último terremoto de grande magnitude e consequências trágicas ocorreu em Pisco em 15 de agosto de 2007, quando um tremores de magnitude 7,9, com epicentro na costa central, deixou 595 mortos. Naquela ocasião houve um pequeno tsunami.

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/terremoto-de-magnitude-72-atinge-peru-bolivia-tambem-foi-afetada.html

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tcheerechim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp