30/05/2022 às 14h24min - Atualizada em 31/05/2022 às 00h01min

Veja outras vezes em que o quadro da Monalisa foi atacado no Louvre

Após o incidente, o Ministério Público de Paris informou que abriu uma investigação por 'tentativa de degradação de um bem cultural'; homem fingiu usar cadeira de rodas

Jovem Pan
https://jovempan.com.br/noticias/mundo/veja-outras-vezes-em-que-o-quadro-da-monalisa-foi-atacado-no-louvre.html

A Monalisa, considerada uma das maiores pinturas do mundo, foi alvo de um ataque por parte de um homem que fingiu ser deficiente físico e arremessou uma torta na obra. O vidro blindado protegeu a pintura de Leonardo da Vinci, mas ficou manchado de creme após o incidente. Segundo testemunhas, o homem usava uma peruca e estava em uma cadeira de rodas. Ao se levantar, ele bateu no vidro e jogou o bolo. Diversas imagens da obra com o vidro de proteção sujo de bolo viralizaram nas redes sociais. O Museu do Louvre, que abriga a obra, não se pronunciou sobre o caso. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por “tentativa de degradação de um bem cultural” e informou que um homem de 36 anos foi internado na enfermaria psiquiátrica da prefeitura de polícia no domingo, 29.

A Mona Lisa já foi alvo de ataques no passado. Em 1956, por exemplo, um turista atirou uma pedra na direção da obra e danificou o cotovelo esquerdo do quadro. Após a restauração, foi instalado um vidro de proteção para preservar a integridade da obra. Em 2009, outro turista foi preso por ter arremessado uma xícara de chá vazia. A pintura não sofreu nenhum dano, mas o vidro ficou arranhado após a xícara quebrar. Em 1974, quando a Mona Lisa foi exposta em Tóquio, uma mulher tentou espirrar spray de tinta vermelha, mas não obteve sucesso. Em 2005, a obra passou a ser exposta atrás de um vidro blindado com um sistema de controle de umidade e temperatura. A estimativa é de que 10 milhões de pessoas visitem o museu anualmente.

*Com informações da AFP

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/veja-outras-vezes-em-que-o-quadro-da-monalisa-foi-atacado-no-louvre.html

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tcheerechim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp