Um dia após a União Europeia informar que a Ucrânia está prestes a receber o status de candidata ao bloco, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky afirmou que essa decisão é uma grande motivação para a sociedade ucraniana e especialmente para o Exército. “Um grande fator de motivação para a unidade e vitória do povo ucraniano”, disse o governante em videoconferência com estudantes canadenses. Esta intervenção do presidente ucraniano foi feita na véspera da reunião de chefes de Estado e de governo da UE, que na quinta-feira, 23, vão se encontrar em Bruxelas para ratificar o estatuto da Ucrânia como país candidato.
O papo entre Zelensky e os estudantes foi bem descontraído. Em determinado momento, ele até chegou a comparar Vladimir Putin com o personagem Voldemort em resposta a uma pergunta sobre ele ser comparado a personagens tão variados, como Winston Churchill e Harry Potter. “Todos sabemos quem é Voldemort e Harry Potter nesta guerra, por isso sabemos como ela vai acabar”, brincou Zelensky, provocando risos da audiência, que incluía a vice-primeira-ministra canadense, Christia Freeland.
Na terça-feira, 21, o ministro francês de Assuntos Europeus, Clément Beaune fez um comunicado sobre a possível entrada da Ucrânia na União Europeia e informou que “houve um consenso total para avançar com esse reconhecimento o mais rápido possível”. O ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, também se pronunciou sobre o assunto e declarou: “Estamos trabalhando para dizer a Putin que a Ucrânia pertence à Europa, que também defenderemos os valores que a Ucrânia defende”.