A polícia da Espanha prendeu na segunda-feira, 4, um grupo de traficantes que usavam drones submarinos que transportar drogas da África para a Europa. Ao todos, três instrumentos foram apreendidos. Feitos de forma artesanal, o equipamento não precisa de tripulação, pode transportar até 200 kg de droga e ser operado de qualquer parte do mundo desde que haja um dispositivo conectado a internet. Essa é a primeira vez que em que é identificado o tráfico de drogas feitos por drones e submersíveis.
Em comunicado a imprensa, os policiais informaram que esses dispositivos podem permitir que “traficantes transportem grandes quantidades de droga em forma remota pelo Estreito de Gibraltar”. Para interceptar o tráfico, foram necessários 14 meses de investigação. Desde abril do ano passado a polícia observa a ação. Ao menos oito pessoas, acusadas de formarem uma gangue suspeita de construir os veículos de fornecê-los a traficantes de drogas em toda Europa, foram presas e 145 KG de haxixe, 8kg de maconha e mais de 157 mil euros, (aproximadamente R$ 870 mil) foram apreendidos na operação.
Desmantelada una organización que fabricaba #drones y #semisumergibles capaces de cruzar el Estrecho con hasta 200 kg de droga?
Hay 8 personas detenidas en #Cádiz, #Málaga y #Barcelona?
1ª vez que se intervienen vehículos que operan bajo el agua sin tripulación a bordo pic.twitter.com/P81cRwjIVx?
— Policía Nacional (@policia) July 4, 2022