A Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul lançou o projeto “Leia uma Autora” com o objetivo de gerar visibilidade e estimular a leitura de livros escritos por mulheres.
Conforme a diretora da instituição, Morgana Marcon, a ideia surgiu a partir da disparidade de gênero na literatura. “Pensamos, então, em como poderíamos gerar mais visibilidade para obras escritas por mulheres, de forma simples e engajadora”, disse. A campanha foi desenvolvida pela DZ Estúdio.
O site www.leiaumaautora.com.br utiliza a tecnologia de reconhecimento de caracteres e palavras da capa dos livros. “Quando uma pessoa acessar o site e escanear com o celular o título de um clássico da literatura escrito por um homem, terá a indicação de um livro de uma autora com tema semelhante ou apenas a indicação de uma autora”, explicou o diretor de criação e sócio da DZ Estúdio, Zé Pedro Paz.
Ele reitera que o projeto transcende os espaços da Biblioteca Pública. “Qualquer pessoa poderá participar, seja em outras bibliotecas, livrarias ou em casa. Além disso, essa tecnologia que desenvolvemos para o projeto funciona em qualquer formato de livro, tanto físico quanto digital, desde que a obra esteja mapeada no sistema”, detalhou.
A Biblioteca Pública do Estado localiza-se na rua Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico de Porto Alegre. O local funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h.