29/08/2022 às 10h24min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h00min

Nova solução promete facilitar as contestações para meios de pagamento

Detecta Flow, desenvolvido pela CIP, deixará recuperação e reembolso de fraudes, golpes e erros operacionais em transações financeiras mais ágeis e transparente

SALA DA NOTÍCIA Carolina Bezerra

O Detecta Flow, nova solução desenvolvida pela tech company CIP S.A., maior provedora de infraestrutura bancária e de pagamentos do Brasil, promete minimizar gargalos nas tratativas e traz agilidade para as instituições com foco na recuperação e reembolso de ativos oriundos de fraudes, golpes e até mesmo erros operacionais em transações financeiras De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha feita no fim de junho de 2022, 33% dos entrevistados dizem conhecer alguém que já sofreu fraude bancária ou teve dinheiro desviado da conta.

Segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, as tentativas de golpes financeiros seguem crescendo no Brasil. Em março de 2022, foram registradas 389.788 tentativas de fraude, um crescimento de 18,9% em comparação ao ano anterior. Isso significa que a cada 7 segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores. O segmento das Financeiras é o segundo maior crescimento, com alta de 21,9%. As tentativas de fraude aumentaram 20,5% no segmento de Bancos e Cartões.

Motivados pela dor de mercado, principalmente quando aborda temas relacionados a fraudes e golpes, a solução tem uma característica nobre pois visa unificar todo o mercado interconectando aos diversos meios de pagamento. Com conceito de multicanalidade, a disponibilização da plataforma web deve trazer muito mais segurança e ampliar a utilização e interações do mercado, pois não requer adaptações e desenvolvimento por parte das instituições, ao mesmo tempo que vai permitir transparência e segurança para as transações. Já o segundo canal de interação se baseia em API’s (Interface de Programação de Aplicação), recurso que permitirá às instituições automatizar e integrar o Detecta Flow aos seus próprios sistemas que conversarão entre si.

Em ambos os canais de utilização, a plataforma permite que as instituições financeiras tenham acesso a um banco de dados dinâmico que registrará a origem e o destino do dinheiro, empregando melhorias como alertas, insights e pré análises em tempo real para uma rápida tomada de decisão. A solução foi desenvolvida pela CIP e contou com o apoio das associações FEBRABAN, ABECS, ACREFI, ABBC e OCB e com o próprio mercado (Instituições Financeiras) que, através de fóruns de pesquisas e interações indicaram a melhor necessidade de uso.

O Detecta Flow vem para padronizar, facilitar e dar agilidade às gestões de contestações. Um de seus pilares é o estudo e entendimento das necessidade de mercado como uma solução evolutiva que, neste momento, já está habilitado para os meios de pagamentos TED, DOC e Boleto, com outros em seu roadmap de entregas futuras. A solução está amparada por todas as diretrizes da LGPD e tem como prioridade a proteção dos dados compartilhados.

Antes do Detecta Flow, o processo para realizar as tratativas de recuperação e reembolso não era efetivo, não havia a interação efetiva do mercado bem como aplicação de processos de inteligência, pois as instituições financeiras precisavam conversar entre si, avaliar o envio e destino do dinheiro, apurar se era mesmo uma fraude ou erro operacional, até chegar a uma conclusão e reembolso do dinheiro. Com a solução da CIP, logo que a fraude é constatada, a instituição financeira reporta ao Detecta Flow indicando a instituição destino, através da inteligência e do banco de dados atualizado em tempo real, manda um alerta para a instituição de destino do dinheiro, que pode fazer o bloqueio imediato.

“Com esse banco de dados atualizado, além de empregar melhorias ao próprio ecossistema, teremos o conhecimento sobre o comportamento de fraudes e novos crimes podem ser prevenidos, trazendo mais segurança aos usuários e ao sistema financeiro”, destaca Rubens De Jesus Gomes, consultor de produtos e novos negócios da CIP.

Medidas de antifraude e cibersegurança são dois dos pilares mais avançados desenvolvidos pela CIP. Estão na essência da tech company e devem trazer cada dia mais soluções para o sistema financeiro. “O Detecta Flow é uma dessas primeiras soluções que revolucionará e trará a união do mercado em prol de um objetivo comum - fraudes e golpes, e como poderemos minimizá-las, seja em ações preventivas ou corretivas”, acrescenta Gomes.

 

Sobre a CIP

A CIP nasceu como associação civil sem fins lucrativos para integrar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com isonomia e neutralidade, por mais de 20 anos, desenvolvemos soluções que promovem a evolução do mercado financeiro e o desenvolvimento da sociedade. Em março de 2022, criamos a CIP SA, o que nos possibilitou expandir nosso leque de produtos. Agora somos uma Tech Company com capacidade de orquestrar dados, alavancando negócios em seu core business no setor financeiro e expandindo as fronteiras para outros setores.


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