A queda de um monomotor de pequeno porte em região de banhado na zona rural de Eldorado do Sul (Região Carbonífera), na tarde desta quinta-feira (1º), causou a morte instantânea de um dos dois homens que tripulavam a aeronave. Até o fim da noite, ainda não havia informações oficiais sobre a sua identidade, cidade de residência ou local de decolagem.
Já a segunda vítima, de 52 anos, foi hospitalizada na cidade vizinha de Guaíba e depois transferido para o Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte de Porto Alegre. Ele sofreu traumatismo craniano e ferimentos nas regiões do abdômen e tórax. Também não foram divulgados detalhes sobre o seu estado de saúde.
Pelo que foi apurado até o momento, o piloto teria tentado efetuar o pouso em uma escola de aviação localizada nas imediações da área alagadiça. Por algum motivo ainda desconhecido, a operação não foi possível. A aeronave, modelo Storm 300-B e fabricada há mais de 20 anos, ficou parcialmente submersa.
Coincidência
Na manhã de 20 de maio, o mesmo município foi cenário de outro incidente com aeronave de pequeno porte: o pouso forçado de um bimotor turboélice modelo EMB-110 Bandeirante, produzido pela Embraer. A manobra foi realizada sobre uma lavoura de arroz às margens da rodovia federal BR-290. Piloto e copiloto ficaram feridos sem gravidade.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a plantação evitou que a manobra tive consequências mais graves. O avião transportava peças automotivas e, ao aterrissar de forma abrupta, perdeu a asa esquerda e teve a frente danificada.
(Marcello Campos)